Preço grossista da luz estabiliza sexta-feira, apesar de recorde no gás natural. MWh vai custar 340,7 euros

O preço médio grossista da luz atingirá sexta-feira os 340,7 euros/MWh, um alívio de 0,1% face a esta quinta-feira, dia em que o MWh disparou 34% e o gás natural bateu um recorde.

O preço da eletricidade no mercado grossista vai estabilizar esta sexta-feira, apesar de se manter elevado em resultado da subida dos preços do gás natural. O megawatt-hora (MWh) no Mibel recuará para 340,7 euros, uma descida de 0,1% face à média de 341,06 euros desta quinta-feira.

Apesar de o gás natural ter batido um novo recorde, nos 199,99 euros por MWh, o preço médio do MWh em Portugal na sexta-feira recuará ligeiramente, para 340,7 euros, segundo dados provisórios da Omie, o operador do mercado ibérico. O preço deverá ser o mesmo no caso de Espanha.

A estabilização dá-se um dia depois de o MWh em Portugal ter disparado 34% face ao valor de quarta-feira, atingindo os 341,06 euros esta quinta, o terceiro preço médio mais alto de sempre. A escalada dos preços da energia está relacionada com constrangimentos no mercado agravados pela invasão da Rússia à Ucrânia, perante uma Europa bastante dependente do gás russo.

O gás natural tem correlação com a eletricidade na medida em que é usado pelas centrais de ciclo combinado para a geração de energia elétrica. O aumento dos preços do combustível, aliado à subida dos custos com licenças de carbono e a fatores associados ao conflito no leste da Europa, envolvendo a Rússia, o principal fornecedor do mercado europeu, ajudam a explicar estas evoluções.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço grossista da luz estabiliza sexta-feira, apesar de recorde no gás natural. MWh vai custar 340,7 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião