Maleiane é novo primeiro-ministro moçambicano, Tonela assume Economia e Finanças

  • Lusa
  • 3 Março 2022

A remodelação do governo moçambicano chegou ao primeiro-ministro. Sai Carlos Agostinho do Rosário, que será substituído por Adriano Maleiane, ex-ministro das Finanças.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, indicou esta quinta-feira o ex-ministro da Economia e Finanças Adriano Maleiane como novo primeiro-ministro e nomeou outros seis governantes no âmbito da remodelação iniciada quarta-feira.

Adriano Maleiane vai ocupar o lugar deixado vago por Carlos Agostinho do Rosário, anuncia a Presidência da República em comunicado.

Max Tonela será o novo ministro da Economia e Finanças, deixando o Ministério dos Recursos Minerais e Energia para ser liderado por Carlos Zacarias, até agora presidente do Instituto Nacional de Petróleo (INP). Amílcar Tivane ocupará o cargo de vice-ministro da Economia e Finanças.

Carlos Mesquita transita da Indústria e Comércio para ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos. Silvino Moreno foi nomeado ministro da Indústria e Comércio e Lídia Cardoso vai ser a nova ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas.

O comunicado, tal como os anteriores, não avança detalhes sobre as razões da remodelação do Governo da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, partido no poder desde a independência).

Na quarta-feira, Nyusi exonerou seis dos seus 18 ministros e esta quinta-feira anunciou a exoneração do primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maleiane é novo primeiro-ministro moçambicano, Tonela assume Economia e Finanças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião