Ryanair faz ultimato a Costa: se TAP não libertar slots, vão fechar 20 rotas de Lisboa no verão

Após vários avisos, a Ryanair volta a lembrar António Costa que o prazo para libertar slots da TAP é 4 de março. Se nada acontecer, fecham 20 rotas e ficam em causa 150 postos de trabalho.

Depois de vários avisos, o CEO da Ryanair escreve mais uma carta a António Costa onde deixa um ultimato: se a TAP não libertar os 18 slots que não usa até amanhã [4 de março], a companhia aérea vai fechar 20 rotas de Lisboa no verão, o que pode levar à perda de até 150 empregos. Michael O’Leary diz que Costa poderá discutir o assunto se ligar nas próximas 24 horas.

Na carta, o CEO apela a que o primeiro-ministro português “ajude a libertar as 18 slots diárias da TAP no Aeroporto da Portela para a época de verão 2022, que são slots que a TAP não pode, e não vai usar, por causa da redução da frota”. “Estamos desiludidos por não ter recebido nenhuma resposta, apesar de estender o prazo para ação até amanhã, 4 de março”, continua o responsável.

O CEO reforça assim o apelo para que as slots sejam libertadas para a Ryanair para a época de 2022, para que possam “manter mais três aeronaves, entregar mais um milhão de passageiros e salvar 150 postos de emprego em Lisboa este verão”.

Michael O’Leary reitera que se Costa não agir, a Ryanair “será forçada a anunciar o fecho de 20 rotas de Lisboa este verão e a relocação de três aeronaves para baixar os custos fora de Portugal”, o que pode levar à perda de “até 150 trabalhos bem pagos para pilotos e pessoal de cabine” na capital.

A Ryanair, que diz estar a investir expressivamente em Portugal, reitera que Costa tem de agir até ao final de sexta-feira, 4 de março, senão as “rotas, passageiros e empregos serão perdidos este verão na Portela”. “Se desejar discutir este assunto, por favor ligue-me a qualquer hora durante as próximas 24 horas”, termina O’Leary.

Esta carta vem na sequência de outra enviada a 16 de fevereiro, onde é feito o mesmo apelo e que, segundo a Ryanair, não terá recebido resposta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ryanair faz ultimato a Costa: se TAP não libertar slots, vão fechar 20 rotas de Lisboa no verão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião