Angola classifica relações comerciais com Portugal como “excelentes”

  • Lusa
  • 3 Março 2022

Portugal foi o segundo maior fornecedor de Angola, depois da China, no segundo trimestre de 2021.

Angola considerou esta quinta-feira que as relações comerciais com Portugal “são excelentes” e destaca que a relação bilateral se tem “desenvolvido na base de um amplo contexto histórico, cultural, político, económico e comercial”, segundo uma nota de imprensa oficial.

A nota, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores angolano, faz a avaliação a partir do anúncio que o chefe da diplomacia angolano, Tete António, recebeu esta quinta, em Luanda, as “Cartas Figuradas” do novo embaixador português, Francisco Alegre Duarte.

“Sua Excelência Embaixador Francisco Alegre Duarte é diplomata de carreira com vasta experiência em aconselhamento político, comércio e desenvolvimento e questões de segurança”, destaca a nota de imprensa, em que se acrescenta que o diplomata português já representou Portugal em Timor-Leste, Nova Iorque (junto das Nações Unidas) e em Angola no período de 2009 a 2012.

Francisco Alegre Duarte foi chefe de missão adjunto na embaixada de Portugal em Roma, diretor para as Relações Bilaterais Europeias, diretor-geral adjunto para a Política Externa e conselheiro diplomático do primeiro-ministro António Costa, destaca ainda a nota de imprensa angolana.

Francisco Alegre Duarte chegou no passado dia 1 a Luanda e, numa mensagem partilhada na página digital da Embaixada de Portugal em Angola, o diplomata, que substitui Pedro Pessoa e Costa no posto, declara que vai trabalhar para aprofundar a “relação especial entre dois países e povos amigos” que se reflete numa cooperação que se estende a todos os domínios da ação governativa – do diálogo político-diplomático à saúde, educação, justiça, mobilidade, segurança e defesa, entre outras.

A densa interligação económica que nos une – e que é estruturante para ambas as partes – resulta da profunda empatia em termos humanos, afetivos, linguísticos e culturais”, sublinha o diplomata na mensagem.

Portugal foi o segundo maior fornecedor de Angola no segundo trimestre de 2021

Portugal foi o segundo maior fornecedor de Angola, depois da China, no segundo trimestre de 2021, atingindo um valor comercial de 214 mil milhões de kwanzas (383 milhões de euros), segundo o relatório trimestral aprovado esta quinta pelo parlamento angolano.

A China foi o principal fornecedor de Angola, neste período, atingindo um valor comercial de 276 mil milhões de kwanzas (494 milhões de euros), o que representou uma participação de cerca de 8% sobre o total fornecido. A participação chinesa no referido trimestre traduziu-se num aumento de 86% em relação ao período homólogo.

Pelo menos cinco países, nomeadamente a Itália, Índia, Togo, Argentina e Hong Kong aumentaram significativamente os seus fornecimentos a Angola nesse período, comparativamente ao anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Angola classifica relações comerciais com Portugal como “excelentes”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião