Sporting antecipa mais 38,5 milhões de receitas de TV e compra dívida ao BCP

SAD leonina antecipou mais 38,5 milhões de euros em receitas televisivas com a ajuda do fundo Apollo. Ao mesmo tempo, clube fechou acordo com o BCP para comprar de dívida 120 milhões.

A SAD do Sporting antecipou mais 38,5 milhões de euros em receitas comerciais relativas a direitos de televisão através do fundo Apollo. Ao mesmo tempo, o clube chegou a um acordo com o banco BCP para recomprar a dívida de 120 milhões de euros com um elevado desconto, incluindo cerca de 80 milhões de euros relativos a Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC), segundo apurou o ECO.

Relativamente aos VMOC, aliás, o valor destes títulos já havia sido alvo de uma renegociação em 2019, envolvendo também o Novobanco, quando passaram de um euro para os 30 cêntimos (haircut de 70%) por unidade. Mas os leões vão comprar agora esses VMOC no valor de 80 milhões de euros com um desconto ainda maior, com o negócio a fazer-se abaixo dos 25 milhões, enquanto a outra dívida com o valor bruto de 40 milhões vai ser adquirida (também com desconto) pelo fundo Apollo, de acordo com as informações recolhidas pelo ECO.

Em comunicado enviado esta sexta-feira ao mercado, o Sporting esclareceu que, em resultado desta operação de recompra e conversão das VMOC, vai conseguir aumentar a sua participação na SAD leonina para 83,9%.

Além do BCP, também o Novobanco estava em negociações com o Sporting por causa de uma dívida a rondar os 118 milhões de euros, dos quais 50 milhões dizem respeito aos VMOC. Contudo, o banco liderado por António Ramalho não aceitou ainda qualquer acordo com a SAD leonina.

Os dois bancos tinham contratado no início do ano passado a Rothschild para vender a dívida total de 240 milhões de euros (incluindo 128 milhões de euros relativos aos VMOC) do Sporting.

Conforme avançou o ECO, este processo atraiu vários interessados, incluindo o próprio Sporting com o apoio do fundo Apollo (o clube tinha o direito de preferência sobre os VMOC e estava na frente da corrida), e ainda o Bank of America, o fundo Carlyle e da RedBird Capital, este último acionista da Fenway Sports, fundo que detém o clube inglês Liverpool.

A operação de recompra da dívida ao BCP surge na véspera de eleições no Sporting e às quais concorrem o presidente Frederico Varandas (lista A) e os gestores Ricardo Oliveira (lista B) e Nuno Sousa (lista C).

(Notícia atualizada às 17h04)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sporting antecipa mais 38,5 milhões de receitas de TV e compra dívida ao BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião