Militares portugueses partem para Roménia em “final de março, início de abril”

  • Lusa
  • 8 Março 2022

O militares portugueses “irão estar colocados no sul da Roménia e portanto não estão imediatamente próximos da fronteira com a Ucrânia”, avança o ministro.

O ministro da Defesa afirmou esta terça-feira que os 174 militares portugueses que serão enviados para a Roménia, país fronteiriço com a Ucrânia, deverão partir em “final de março, início de abril”, adiantando que estarão na região sul deste país.

“Quanto à ida para a Roménia [de militares portugueses] está atualmente em curso o processo de aprontamento, já existem militares portugueses na Roménia para trabalhar com os militares romenos, para tratar de questões logísticas, e a companhia [de 174 militares] seguirá dentro das próximas semanas, final de março, início de abril”, afirmou João Gomes Cravinho.

O ministro falava no final de uma reunião extraordinária da comissão parlamentar de Defesa, que decorreu hoje na Assembleia da República à porta fechada, sobre a situação de conflito entre a Ucrânia e a Rússia, na qual também participou o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro.

Estes militares, sublinhou o ministro, “irão estar colocados no sul da Roménia e portanto não estão imediatamente próximos da fronteira com a Ucrânia”, exercendo, no entanto, “um papel muito importante de reforço da capacidade de dissuasão da NATO”.

Questionado sobre as opiniões que ouviu dos deputados nesta reunião, Gomes Cravinho disse ter sentido “um grande apoio, uma grande convergência, da esquerda à direita em torno do que tem sido a posição do Governo” no contexto do conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

“Ao longo de duas horas não recebi nenhuma crítica às posições assumidas pelo governo português. É muito satisfatório saber que num país democrático como é o nosso, diverso como é o nosso, sabemos estar unidos quando estão em causa questões essenciais”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Militares portugueses partem para Roménia em “final de março, início de abril”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião