Total vai ter desconto de 10 cêntimos por litro nos postos de abastecimento em França

  • Joana Abrantes Gomes
  • 16 Março 2022

O CEO da gigante francesa da energia anunciou esta quarta-feira que, a partir de 1 de abril, vai aplicar um desconto de dez cêntimos por litro em todos os seus postos de abastecimento em França.

A TotalEnergies, gigante francesa da energia, vai aplicar um desconto de 10 cêntimos por litro nos preços dos combustíveis em todos os seus postos de abastecimento em França a partir de 1 de abril, anunciou esta quarta-feira o presidente do grupo, Patrick Pouyanné.

“Face à subida dos preços do petróleo, estamos a alargar a ação de solidariedade sobre os combustíveis rodoviários que decidimos em meados de fevereiro. No dia 1 de abril, o nosso desconto de 10 cêntimos/litro será aplicado em todas as estações de serviço TotalEnergies em França”, escreveu Pouyanné na sua conta no Twitter.

Esta medida faz parte de um novo “plano de resiliência” anunciado esta quarta-feira pelo primeiro-ministro francês, Jean Castex, que inclui uma série de medidas destinadas a ajudar famílias, empresas, agricultores e pescadores a enfrentar as consequências económicas da invasão russa da Ucrânia.

Com os preços dos combustíveis a um nível recorde, um desconto de 15% por litro de combustível anunciado este fim de semana pelo Governo será alargado para incluir o gás natural utilizado nos veículos, segundo Castex.

Ainda no ano passado, o Governo francês limitou os aumentos dos preços do gás e da eletricidade e ofereceu ajuda financeira às famílias de baixos rendimentos para fazerem face à subida dos preços da energia e à inflação.

Como a guerra na Ucrânia coloca uma pressão adicional sobre os preços, o ministro das Finanças, Bruno Le Maire, disse que as medidas adicionais elevariam a fatura total em apoios para 25 a 26 mil milhões de euros.

Entre as novas medidas, Castex disse que o Governo cobrirá mais de metade do custo do aumento das faturas de gás e eletricidade das empresas para ajudar a absorver as perdas que, sem essa ajuda, teriam sofrido. Além disso, as empresas que enfrentam preços de energia elevados ou a perda de mercados de exportação podem obter o adiamento dos encargos fiscais e salariais.

O primeiro-ministro anunciou ainda que serão prolongados e aumentados os empréstimos garantidos pelo Estado criados durante a pandemia de Covid-19, e será reativado um esquema de licença subsidiada para empresas que sofrem de uma quebra na procura por parte dos clientes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Total vai ter desconto de 10 cêntimos por litro nos postos de abastecimento em França

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião