Confirmado: Gasóleo desce 17 cêntimos e gasolina baixa 13 na segunda-feira

Descidas de 13 cêntimos para a gasolina e de 17 cêntimos para gasóleo significa que o preço por litro de gasolina simples 95 passará a ser de 1,918 euros e o de gasóleo simples será de 1,835 euros.

O alívio nos preços do petróleo e derivados nos mercados internacionais vai chegar às bombas esta segunda-feira. Encher o depósito com um litro de gasóleo ficará 17 cêntimos mais barato, e o litro de gasolina custará menos 13 cêntimos, avançou ao ECO fonte do setor. Esta decida de preços vai, no entanto, traduzir-se num aumento da receita do ISP de 2,6 e 2 cêntimos por litro, respetivamente.

As descidas de 13 cêntimos para a gasolina e de 17 cêntimos para gasóleo significam que, na bomba, o preço de referência por litro de gasolina simples 95 passará a ser de 1,918 euros e o de gasóleo simples será de 1,835 euros no início da próxima semana, segundo a nova fórmula de cálculo dos impostos a aplicar aos combustíveis. É, assim, interrompida a subida de 15 semanas consecutivas dos preços da gasolina e de 12 semanas dos preços do gasóleo.

Isto significa que ao preço do gasóleo de segunda-feira de 1,979 euros, publicado pela Direção-Geral de Energia e Geologia, é preciso subtrair a descida de 17 cêntimos, mas tendo em conta que haverá uma redução da receita de IVA, a taxa do ISP vai subir (2,6 cêntimos), o que resultará num preço final de 1,835. Já no caso da gasolina, que na segunda-feira tinha um preço de 2,028 euros, aplica-se a descida de preço de 13 cêntimos e um aumento de 2 cêntimos do ISP, o que resulta no preço final de 1,918 euros. Este aumento do ISP decorre da redução da receita de IVA — que está diretamente dependente da evolução dos preços dos combustíveis — assegurando assim a neutralidade fiscal. A nova fórmula criada pelo Executivo determina uma descida ou subida do ISP em função dos ganhos ou perdas de receita de IVA, para que não haja “ganhos” para os cofres do Estado com a escalada dos preços dos combustíveis.

Estes valores podem, no entanto, sofrer um ajustamento porque ainda é necessário incorporar as cotações de fecho do Brent desta sexta-feira. O valor final será publicado, em Diário da República, em portaria ao final do dia tendo em conta a média semanal dos preços do Brent.

Esta semana, a cotação de Brent rondou, em média, os 102 dólares, uma descida acentuada face à média de 116,8 dólares da semana anterior, semana em que o ouro negro chegou a tocar máximos de 2008 ao cotar nos 139 dólares. Neste momento está a cotar nos 107,09 dólares por barril o que representa uma subida de 0,42%

O barril desvaloriza esta semana cerca de 5,1% face à cotação da última sexta-feira. Mas em relação à média semanal estamos perante uma descida de 12,41% em euros, isto porque a valorização do euro face ao dólar joga a favor dos consumidores que usam a moeda única.

Ou seja, com cada euro é possível comprar uma quantidade maior de petróleo. Recorde-se que a evolução dos preços dos combustíveis tem em conta o comportamento da cotação do petróleo e derivados nos mercados internacionais, mas também a cotação do euro face ao dólar na última semana.

Brent desvaloriza 5,1%

Para compensar o aumento dos preços é ainda possível usar o Autovoucher, que este mês e à partida no próximo, transfere mensalmente 20 euros para os contribuintes que efetuem consumos nos postos de abastecimento aderentes, desde que estejam inscritos na plataforma IVAucher/Autovoucher e paguem com cartão multibanco.

Nos últimos dez dias aderiram mais de 756 mil contribuintes e, no total, já foram atribuídos 47,85 milhões de euros através do Autovoucher, de acordo com os dados do Ministério das Finanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confirmado: Gasóleo desce 17 cêntimos e gasolina baixa 13 na segunda-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião