Vinhos Verdes: seguro para 15 mil viticultores reforçado contra incêndio

  • ECO Seguros
  • 18 Março 2022

Alargando coberturas a cada ano, com inclusão da insolação e do desavinho nos últimos dois, a apólice coletiva do seguro de colheita cobre agora risco de incêndio na vinha. 

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) reforçou o seguro coletivo de colheitas, “que passa agora a cobrir o risco de incêndio na vinha, assegurando uma indemnização ao viticultor pela perda da produção do ano e dos dois anos seguintes.” Para além desta garantia, “a replantação das videiras, o arame e os postes de sustentação são igualmente contabilizados no apoio previsto”.

“O nosso seguro acompanha uma estratégia de evolução das coberturas, pelo que o facto de 2022 estar a ser fortemente marcado pela seca em Portugal nos leva a antecipar que o risco de incêndio possa ser maior. A Região fica, assim, mais preparada para enfrentar esses riscos”, salienta Manuel Pinheiro Presidente da CVRVV.

Contratado em 1997 pela CVRVV, o seguro de colheitas passa agora a prever a perda por incêndio, num ano em que as condições de seca em Portugal preocupam todo o sector. “O maior seguro agrícola do País” cobre cerca de 15 mil viticultores na Região dos Vinhos Verdes, “garantindo 30 cêntimos por cada quilo de uva perdido em caso de queda de raio, escaldão, geada, granizo, queda de neve, tornado e tromba de água,” detalha um comunicado da organização.

A apólice tem contemplado um alargamento de coberturas a cada ano, com a inclusão da insolação e do desavinho nos dois últimos anos. “A cada ano, verificamos que as alterações climáticas levantam novas preocupações aos agricultores, que tentamos acompanhar com uma cobertura cada vez mais ampla e que garanta que a ausência de produção pode ser compensada com indemnizações que viabilizam a actividade do viticultor,” complementa Manuel Pinheiro.

A CVRVV financia a apólice base a todos os viticultores da Região, “garantindo uma indemnização de 30 cêntimos por kg de uva, permitindo ainda que cada produtor possa valorizar as suas uvas subscrevendo adicionais até 8 de abril, que podem garantir até 1 euro por kg.,” acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vinhos Verdes: seguro para 15 mil viticultores reforçado contra incêndio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião