Joe Biden e Xi Jinping trocam avisos sobre Ucrânia e Taiwan

  • ECO
  • 19 Março 2022

Conversa entre os dois líderes não aproximou posições. Presidente dos EUA ameaçou com consequências caso Pequim envie apoio militar a Moscovo. Xi Jinping criticou sanções.

A conversa de cerca de duas horas entre Joe Biden e Xi Jinping, na sexta-feira, não se traduziu numa aproximação de relações entre as duas partes, noticia o Financial Times (acesso condicionado) O Presidente dos EUA avisou para consequências se a China ajudar militarmente a Rússia. O líder chinês fez o mesmo em relação a Taiwan.

De acordo com o relato da Casa Branca, o Presidente dos Estados Unidos alertou o seu homólogo chinês que uma ajuda militar de Pequim a Moscovo teria “consequências”. O avanço mais lento das tropas russas no terreno indicia dificuldades em conseguir avanços significativos, em mais de três semanas de conflito, levando Washington a recear auxílio militar externo, nomeadamente por parte da China.

Segundo o diário britânico, Joe Biden mencionou esta preocupação e “descreveu as implicações e consequências se a China prestar um apoio material à Russia”.

A versão de Pequim sobre a conversa traduz uma mensagem conciliadora. O líder chinês disse que o seu país não queria nem quer a guerra, e que “conflitos e confrontações não são do interesse de ninguém”. “Além de encaminhar as relações entre os EUA e a China na direção certa, devemos assumir as nossas responsabilidades internacionais e trabalhar para a tranquilidade e paz mundial“, pediu.

Xi Jinping voltou também a criticar as sanções impostas pelo Ocidente. “Sanções indiscriminadas e generalizadas só fazem as pessoas sofrer. Se foram alargadas, podem desencadear crises sérias na economia e comércio globais, finanças, energia, cadeias de abastecimento alimentares e industriais, paralisando uma economia mundial já enfraquecida e causando perdas irreparáveis”, informa o relato chinês.

O Presidente chinês também deixou um aviso, segundo a Reuters, que cita órgãos de comunicação chineses. Xi Jinping disse a Joe Biden que a questão de Taiwan terá de ser gerida de forma apropriada, para evitar um impacto negativo nas relações sino-americanas.

Alguns indivíduos nos Estados Unidos estão a enviar os sinais errados para as forças pró-independência em Taiwan e isso é muito perigoso. Se a questão de Taiwan não for gerida de forma apropriada, terá um impacto subversivo na relação entre os dois países”, afirmou o líder chinês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Joe Biden e Xi Jinping trocam avisos sobre Ucrânia e Taiwan

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião