Centeno sinaliza corte superior a 4 décimas na estimativa para o PIB

  • ECO
  • 19 Março 2022

O Banco de Portugal vai apresentar o boletim económico com previsões atualizadas para a economia na próxima quinta-feira. Em entrevista ao Observador sinaliza que crescimento será revisto em baixo.

O Banco de Portugal vai divulgar novas estimativas para a economia portuguesa na próxima quinta-feira e a previsão para este ano levará um corte superior a 4 décimas, sinaliza Mário Centeno em entrevista ao Observador.

Dando como exemplo a revisão em baixa do crescimento em 2022 feita este mês pelo BCE, de cinco décimas, o governador do Banco de Portugal afirma que “a revisão em baixa é uma coisa natural. A sua dimensão depende muito da duração do conflito e é muito difícil fazer cenários, honestamente”.

Um dado é certo, a revisão em alta do PIB de 2021 feita pelo INE – “nós tínhamos previsto 4,8% e a estimativa atual do INE para o crescimento em 2021 é de 4,9%” – irá obrigar, só por si, a um ajustamento em baixa. “Tudo o resto constante, se não estivéssemos perante nenhuma revisão do cenário, apenas os dados de 2021 levariam a uma revisão em baixa de quatro décimas no crescimento do ano de 2022“, diz na entrevista.

Falta introduzir no modelo o impacto da guerra e das sanções. “Vai ser com certeza, mais do que isso. Quatro décimas são garantidas, era aquilo para que eu queria chamar a atenção”, afirma o governador.

No boletim económico que será divulgado no dia 24 de março, além de um cenário central, haverá também um adverso. No boletim de dezembro, o Banco de Portugal manteve a previsão de crescimento do PIB de 4,8% em 2021 e reviu em alta o crescimento de 2022 de 5,6% para 5,8%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno sinaliza corte superior a 4 décimas na estimativa para o PIB

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião