Uma pequena tempestade na internet demonstra como a privacidade, o anonimato e a censura ainda são conceitos muito confusos para a maioria.
O DuckDuckGo é um concorrente da Google que tem tido um crescimento assinalável nos últimos anos. A sua oferta baseia-se em ser um motor de pesquisa que respeita a privacidade dos utilizadores, não recolhendo os seus dados pessoais e não os partilhando com a indústria publicitária. Há uma semana, o seu fundador decidiu reagir à guerra na Ucrânia, anunciando que os resultados da pesquisa iriam deixar de considerar os sites que repetem propaganda russa. Isto levou a um chorrilho de queixas dos utilizadores, que afinal estariam a ser sujeitos a atitudes censórias por parte de um serviço gratuito que se tem promovido como
livre de influências políticas. Esta história é uma ótima oportunidade para abordar o que é um motor de pesquisa e a diferença entre privacidade, anonimato e censura.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.