Preços dos combustíveis baixaram menos do que o esperado pelo Governo

Preços médios da gasolina e do gasóleo recuaram 10 e 13 cêntimos, respetivamente, uma queda menos expressiva do que o previsto pelo Executivo.

A medida que o Governo desenhou para fazer face ao aumento dos preços dos combustíveis, que corta no ISP o montante extra arrecadado com o IVA, exige cálculos todas as semanas. As contas do Executivo viam os preços do gasóleo e gasolina descerem 17 e 13 cêntimos, respetivamente. Mas tal acabou por não se verificar: as quedas foram mais reduzidas do que o esperado.

Com uma descida nos preços dos combustíveis, a fórmula do Governo ditava que a consequente redução da receita de IVA devia dar lugar a um aumento do ISP, para assegurar a neutralidade fiscal. No entanto, o Governo acabou por decidir não subir o ISP, justificando-se, na altura, com as “circunstâncias de incerteza da evolução da conjuntura bem como a expectativa de respostas coordenadas a nível europeu”.

O Executivo perspetivava uma queda nos preços dos combustíveis na ordem dos 17 cêntimos por litro de gasóleo e 13 cêntimos por litro de gasolina esta semana. Era também a estimativa apontada por fonte do setor ao ECO, o que significava que o preço de referência por litro de gasolina simples 95 deveria passar a ser de 1,918 euros e o de gasóleo simples de 1,835 euros no início desta semana, segundo a nova fórmula de cálculo dos impostos a aplicar aos combustíveis.

No entanto, esta segunda-feira, o gasóleo simples em Portugal Continental custava, em média, 1,847 euros por litro, menos 13 cêntimos do que preço médio da semana passada, segundo os preços médios diários apurados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Já o preço da gasolina fixava-se nos 1,927 euros por litro, 10 cêntimos abaixo do valor registado na semana anterior.

Apesar de serem quedas menos expressivas do que o esperado, facto é que interromperam a subida de 15 semanas consecutivas dos preços da gasolina e de 12 semanas dos preços do gasóleo, que vinham a castigar as famílias e empresas portuguesas.

Entretanto, o preço do petróleo negociado nos mercados internacionais voltou a avançar para um patamar mais elevado, com o barril de Brent a atingir os 118 dólares na manhã desta terça-feira, perante a possibilidade de a União Europeia proibir as importações do “ouro negro” russo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços dos combustíveis baixaram menos do que o esperado pelo Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião