Nas notícias lá fora: petróleo, Big Tech e inflação
A TotalEnergies, decidiu parar de comprar petróleo russo, devido à invasão da Ucrânia. No Reino Unido, a inflação está em máximos de 30 anos.
As empresas continuam a cortar os laços com a Rússia após a invasão da Ucrânia, chegando agora a ver da TotalEnergies, que decidiu parar de comprar petróleo russo. As consequências desta guerra sentem-se também nos preços, sendo que no Reino Unido a inflação atingiu máximos de 30 anos. Na União Europeia, discute-se também a legislação para controlar as gigantes tecnológicas. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.
Bloomberg
TotalEnergies vai parar de comprar petróleo russo
A TotalEnergies disse que vai deixar de comprar petróleo e diesel russos até o final do ano, juntando-se à lista de gigantes de energia que decidiram evitar o petróleo do país em protesto contra a invasão da Ucrânia. “Dado o agravamento da situação na Ucrânia e a existência de fontes alternativas para abastecer a Europa, a TotalEnergies decidiu unilateralmente não celebrar ou renovar contratos de compra de petróleo e derivados russos”, disse a empresa francesa em comunicado.
Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)
Financial Times
UE vai apresentar legislação histórica para lidar com Big Tech
A UE prepara-se para a divulgar uma lei histórica que tem em vista conter o poder de mercado das gigantes tecnológicas esta semana, depois de ter sido alcançado um acordo sobre detalhes cruciais, como o tamanho das empresas visadas pela legislação. Deverá assim abranger empresas que tenham uma capitalização de mercado de pelo menos 75 mil milhões de euros e desenvolvam um serviço central de “plataforma” online. A Lei de Mercados Digitais poderá ser revelada já na quinta-feira, com a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e os Estados-membros em acordo sobre muitos dos aspetos finais da lei.
Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)
Regulador alemão prepara-se para potencial racionamento de energia no próximo inverno
As autoridades alemãs e as empresas de energia estão a preparar-se para um possível racionamento de energia no próximo inverno, caso Vladimir Putin feche as torneiras que fornecem mais da metade do gás natural consumido pelo país. O regulador que supervisiona a infraestrutura de energia da Alemanha confirmou que tem conversado com empresas para se preparar para a escassez de fornecimento de energia, sendo que grandes grupos industriais terão recebido cartas a pedir que delineassem as necessidades de energia em antecipação a possíveis desabastecimentos.
Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)
Reuters
Inflação no Reino Unido atinge máximos de 30 anos nos 6,2%
A inflação no Reino Unido acelerou a um ritmo mais rápido do que o esperado no mês passado, atingindo um novo recorde de 30 anos. Os preços ao consumidor subiram 6,2% em fevereiro, após um aumento de 5,5% em janeiro, a taxa mais alta desde março de 1992. O ministro das Finanças, Rishi Sunak, está sob pressão para tomar medidas numa atualização do Orçamento ainda esta quarta-feira.
Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)
Cinco Días
FCC do magnata Carlos Slim lança OPA sobre 29,4% da Metrovacesa
O magnata mexicano Carlos Slim, através FCC, lançou uma oferta pública de aquisição sobre 29,4% da promotora imobiliária Metrovacesa, informou a empresa, em comunicado enviado aos mercados. O grupo paga 7,8 euros por ação, o que representa um prémio de 20% face ao fecho da sessão de terça-feira. Recorde-se que a Metrovacesa é controlada pelo Santander e pelo BBVA, sendo que o magnata já detinha 5,4% do capital da imobiliária.
Leia a notícia completa no Cinco Dias (acesso livre, conteúdo em espanhol)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nas notícias lá fora: petróleo, Big Tech e inflação
{{ noCommentsLabel }}