Consumo de cimento sobe 13,8% em janeiro

  • Lusa
  • 23 Março 2022

O número de licenças para obras de construção nova ou de reabilitação em edifícios residenciais emitidas pelas câmaras municipais aumentou 7,1%, em termos homólogos, para 1.615.

O consumo de cimento no mercado nacional aumentou 13,8% em janeiro, em termos homólogos, tendo as licenças para habitação subido 7,1% e as licenças para fogos novos crescido 12,8%, divulgou esta quarta-feira a AICCOPN.

De acordo com a “Síntese Estatística da Habitação” da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), no primeiro mês de 2022 assistiu-se a uma subida de 13,8% do consumo de cimento no mercado nacional face ao mesmo mês do ano anterior, totalizando 299 milhares de toneladas.

Já o número de licenças para obras de construção nova ou de reabilitação em edifícios residenciais emitidas pelas câmaras municipais aumentou 7,1%, em termos homólogos, para 1.615, e o número de fogos licenciados em construções novas registou um acréscimo de 12,8%, para 2.489.

Relativamente ao novo crédito para aquisição de habitação concedido pela banca, em janeiro situou-se nos 1.187 milhões de euros, o que corresponde a uma variação de 22,6% face a janeiro do ano passado.

No mês em análise, o valor mediano da avaliação da habitação estabelecido para efeitos de crédito bancário valorizou-se 10,4% em termos homólogos, em resultado de aumentos de 11,9% nos apartamentos e de 7,1% nas moradias.

Analisando a evolução na região Centro, o número de fogos licenciados em construções novas nos 12 meses terminados em janeiro de 2022 foi de 5.801, um aumento de 12,3% face aos 5.165 alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores.

Destes, 11,2% eram de tipologia T0 ou T1, 20% de tipologia T2, 51,8% de tipologia T3 e 17% de tipologia T4 ou superior.

Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 8,6% em janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consumo de cimento sobe 13,8% em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião