5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 25 Março 2022

No último dia do Conselho Europeu com a energia e a guerra na Ucrânia em discussão, o INE divulga o défice oficial de 2021, cujas recentes perspetivas apontam para que fique abaixo dos 4,3%.

No dia em que mais um Conselho Europeu chega ao fim, o gabinete de estatísticas nacional dá a conhecer o valor oficial do défice de 2021 e também a evolução dos preços das casas. O Banco de Portugal (BdP) publica ainda dados sobre os empréstimos e depósitos bancários em fevereiro, enquanto a Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga a síntese da execução orçamental em contas públicas.

Fim do Conselho Europeu

Depois de um primeiro dia que terminou com a aprovação por unanimidade da reeleição de Charles Michel para um segundo mandato à frente do Conselho Europeu, a discussão dos chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) continua esta sexta-feira com a crise energética, a política de segurança e defesa e a guerra na Ucrânia em cima da mesa. Esta cimeira de dois dias é a quarta dos líderes da UE nas últimas cinco semanas.

Como evolui a execução orçamental?

Já com novo Governo conhecido, mas ainda sem um Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), a Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga esta sexta-feira a síntese da execução orçamental em contas públicas de fevereiro. A última síntese dava conta de que o Estado registou um excedente em contabilidade pública de 1,83 mil milhões de euros em janeiro, uma melhoria de 1,08 mil milhões face ao período homólogo.

BdP publica empréstimos e depósitos bancários das famílias

Entre outros indicadores, o Banco de Portugal (BdP) revela esta sexta-feira a evolução dos empréstimos e depósitos na banca em fevereiro. No arranque do ano, os depósitos das famílias atingiram o valor recorde de 173,4 mil milhões de euros, um indicador que, para as empresas, reduz para 60,5 mil milhões de euros depositados nos bancos. Os empréstimos, por seu lado, também subiram em janeiro, tanto no segmento das empresas como no segmento das famílias, incluindo habitação e consumo.

Como ficou o défice português em 2021?

Esta sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) publica o défice das administrações públicas, em contabilidade nacional, aquela que conta para as comparações internacionais. O Ministério das Finanças antecipou à agência Lusa que o défice deverá fixar-se abaixo da meta de 4,3% prevista pelo Governo na proposta do OE2022 que foi chumbada, enquanto o Conselho das Finanças Públicas (CFP) calculou que tenha sido de apenas 3% do PIB em 2021 e que vá baixar para 1,6% em 2022, devido ao impacto da guerra na Ucrânia.

INE divulga preços das casas

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga também esta sexta-feira a avaliação bancária da habitação referente a fevereiro. No primeiro mês do ano, o valor mediano de avaliação bancária na habitação subiu para 1.292 euros por metro quadrado, mais sete euros face a dezembro de 2021. A taxa de variação fixou-se em 10,4%, em termos homólogos, sendo que em dezembro do ano passado a taxa foi de 11,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião