Depósitos das famílias arrancam ano com recorde de 173,4 mil milhões

Nunca os portugueses confiaram tanto dinheiro aos bancos: 173,4 mil milhões de euros estavam depositados nas instituições financeiras em janeiro, mais 500 milhões em relação a dezembro.

Os depósitos das famílias não param de crescer, e atingiram o valor recorde de 173,4 mil milhões de euros em janeiro, mais 500 milhões em relação a dezembro, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal.

Isto significa que nunca os portugueses confiaram tanto dinheiro aos bancos como agora, ainda que a remuneração oferecida por este tipo de aplicações seja muito baixa. Esta tendência tem alguns anos, mas acelerou assim que a pandemia interrompeu o curso normal da vida das pessoas há dois anos. Entre março de 2020 – quando foi declarada a crise pandémica pela OMS – e janeiro de 2022, os depósitos bancários cresceram 21,1 mil milhões de euros.

Há quatro meses que os depósitos sobem, depois de terem “emagrecido” ligeiramente em agosto e setembro, o período tradicional das férias que levaram os portugueses a gastarem mais e pouparem menos.

Depósitos voltam a subir

Fonte: Banco de Portugal

Já as empresas tinham 60,5 mil milhões de euros depositados nos bancos, menos 1.280 milhões de euros em relação a dezembro, adianta a entidade liderada por Mário Centeno. Esta evolução acontece depois do fim das moratórias — o regime terminou em setembro para a maioria dos contratos — e quando o supervisor esperava uma maior utilização do dinheiro guardado nos bancos para retomar as prestações dos créditos.

Energia e água explicam aceleração do crédito às empresas

O Banco de Portugal revela ainda que os empréstimos continuaram a subir em janeiro tanto no segmento das empresas como no segmento das famílias, incluindo habitação e consumo.

“O montante total de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas era de 75,9 mil milhões de euros”, indica o supervisor, assinalando que estes financiamentos cresceram 4,6% em relação a janeiro de 2021, “interrompendo um período sucessivo de oito meses de desaceleração”.

“Esta aceleração é justificada, em grande medida, pelos empréstimos concedidos às empresas do setor da eletricidade, gás e água”, contextualiza a instituição.

Em relação aos empréstimos aos particulares, o montante total de empréstimos ascendia a 97,2 mil milhões de euros na finalidade habitação e a 19,5 mil milhões de euros na finalidade consumo, crescendo 4,5% e 3,3% em relação a janeiro de 2021, respetivamente.

(Notícia atualizada às 11h42)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depósitos das famílias arrancam ano com recorde de 173,4 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião