Portugal começa a pagar na terça cheque de 8,8 mil milhões que tem de devolver em outubro

IGCP agendou para esta terça-feira um leilão de recompra de obrigações que vencem em outubro deste ano e apresentam um saldo vivo de 8,8 mil milhões de euros.

A agência que gere a dívida pública vai realizar esta terça-feira um leilão de recompra de Obrigações do Tesouro que vencem no dia 17 de outubro deste ano, segundo anunciou o IGCP.

Com esta operação, Portugal começa a reembolsar os cerca de 8,8 mil milhões de euros que têm de ser devolvidos aos investidores dentro de sete meses, quando estes títulos atingem a maturidade.

Estas obrigações foram emitidas em setembro de 2015, com uma emissão inicial de três mil milhões. Esta linha foi reaberta por diversas vezes desde então para financiar o Estado, tendo atingido os 10,69 mil milhões em fevereiro de 2018.

Desde então, a agência liderada por Cristina Casalinho tem realizado várias operações de recompra antecipada destes títulos, tendo já liquidado cerca de 1,8 mil milhões. Estas operações de recompra visam aliviar o esforço de reembolso aos investidores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal começa a pagar na terça cheque de 8,8 mil milhões que tem de devolver em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião