DGS volta a divulgar dados diários de infeções e óbitos por Covid

A Direção-Geral da Saúde voltou a divulgar os dados de evolução diária de infeções e mortes por Covid, mas através do portal criado pelo Ministério da Saúde dedicado à Covid.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) voltou a divulgar os dados de evolução diária de infeções e mortes por Covid-19 em Portugal, avançou o Público e confirmou o ECO. A informação é divulgada no site de monitorização da Covid, e sucede depois de no dia 11 de março a entidade liderada por Graça Freitas ter decidido passar a divulgar o boletim semanalmente.

Segundo o Público (acesso livre), a evolução diária relativa ao número de novas infeções e mortes por Covid-19 voltou a ser disponibilizada a partir de segunda-feira. Este “volte-face” sucede menos de um mês depois de a DGS ter anunciado que os relatórios de situação epidemiológica e de vacinação iriam passar a ter uma periodicidade semanal, passando a ser divulgados à sexta-feira.

Contudo, a decisão gerou algumas críticas por parte de vários especialistas que, em declarações ao ECO, consideravam que esta não foi a “fase ideal” para deixar de divulgar os números, dado o acelerar da pandemia em vários países europeus e apontaram que a não divulgação prejudicava a análise feita por peritos independentes, pelo que pediam que os dados continuassem a ser divulgados, pelo menos, no site da DGS.

Perante estas críticas, o ECO questionou a entidade liderada por Graça Freitas que, já depois da publicação do artigo, referiu que “o conhecimento adquirido nos últimos 2 anos e a situação epidemiológica atual permitem que este reporte se defina com periocidade semanal, com análise e interpretação adequada e atempada dos dados recolhidos, que irão dar suporte à decisão das medidas a implementar ou suspender e comunicar de forma periódica os cidadãos”.

Segundo os últimos dados divulgados pela DGS, esta segunda-feira, Portugal registou 11.732 novas infeções e 22 óbitos por Covid-19.

(Notícia atualizada pela última vez às 18h27)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DGS volta a divulgar dados diários de infeções e óbitos por Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião