5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que o Governo apresenta o programa para a legislatura, a inflação vai continuar no topo da agenda e os apoios para responder à subida dos preços da energia começam a chegar ao terreno.

Mais de dois meses depois da vitória nas eleições antecipadas, com maioria absoluta, António Costa entrega o programa do Governo na Assembleia da República. Há também novos números para a inflação, indústria e dívida pública.

Apresentação do programa de Governo

O Programa do XXIII Governo Constitucional, empossado na quarta-feira pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já foi aprovado ontem em reunião do Conselho de Ministros e será entregue hoje na Assembleia da República. O documento, que António Costa já disse que será muito similar ao programa que o PS apresentou nas legislativas de janeiro, será discutido pelos deputados no final da próxima semana.

Dados sobre inflação na Zona Euro

Um dia depois de a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística mostrar que a inflação em Portugal acelerou para 5,3% em março, a taxa mais elevada desde 1994, é a vez do Eurostat divulgar a primeira estimativa sobre a subida dos preços no espaço da Zona Euro, relativa igualmente ao mês que acaba de terminar.

Arrancam apoios a táxis e autocarros

É também esta sexta-feira que arranca o apoio do Governo que pode abranger um universo de cerca de 11 mil autocarros e 12 mil táxis. Este novo auxílio pela subida dos preços dos combustíveis é pago de uma só vez e abrange o período de abril a junho. Os transportes públicos rodoviários podem receber 1.890 euros e os táxis 342 euros.

Novos números para a indústria e dívida pública

Enquanto o Instituto Nacional de Estatística (INE) avança com dados sobre a produção industrial, relativos a fevereiro, o Banco de Portugal prepara-se para divulgar dados relevantes relativos à dívida e ao financiamento das administrações públicas, para o mesmo período de referência.

Conferência do Banco de Portugal em Lisboa

O Banco de Portugal organiza esta manhã a conferência “Fortalecer o capital social: o papel dos bancos centrais”, que vai contar com a presença do governador Mário Centeno e também dos homólogos do Banco de Espanha (Pablo Hernández de Cos) e do Banco da Irlanda (Gabriel Makhlouf). A sessão está marcada para o Museu do Dinheiro, em Lisboa, a partir das 9h30.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião