Zurich Insurance Group antecipa meta de neutralidade carbónica para 2030

  • ECO Seguros
  • 3 Abril 2022

Seguradora suíça traçou objetivo mais ambicioso para chegar à neutralidade carbónica na atividade, incluindo operações e investimento. Tecnologia e seletividade de fornecedores orientam estratégia.

Em vez de 2050, o Zurich Insurance Group decidiu encurtar em 20 anos o objetivo de zero emissões líquidas (neutralidade carbónica) na sua atividade. Para concretizar a ambição até ao final presente década, a companhia destaca elementos do plano, alguns já começaram a ser implementados em 2021.

O compromisso é agir já e, segundo afirma a companhia, as emissões que não possam ser eliminadas serão removidas da atmosfera. Além de acordos que celebrou e projetos em que está envolvida (InterEarth, na Austrália; Bio Restorative Ideas, em Porto Risco e Oregon Biochar Solutions, nos EUA, e o Zurich Forest Project, no Brasil), apoiando soluções naturais (como biomassa) com impacto na redução de carbono, a companhia decidiu realizar pagamentos antecipados a fornecedores que querem desenvolver, dar escala e comercializar tecnologias inovadoras como, por exemplo, capturar (e armazenar) carbono diretamente na atmosfera.

Em complemento à sua estratégia de emissões zero, a Zurich pretende que 75% da despesa contratualizada com fornecedores seja direcionada para parceiros que sigam metas de redução de base científica (estabelecidas até 2025) e objetivos de zero emissões até 2030. Num comunicado, o grupo com mais de um século de presença em Portugal afirma que aqueles projetos também foram selecionados por alinharem com os objetivos de sustentabilidade mais vastos da Zurich, incluindo “resiliência a cheias, prevenção de incêndios florestais e, através apoio ao emprego em indústrias sustentáveis, pelo desenvolvimento de uma sociedade mais justa”.

Desde que começámos a medir a nossa pegada de carbono em 2007, evitámos a emissão de aproximadamente 1 milhão de toneladas métricas equivalentes de CO2, e o nosso foco continua a ser reduzi-las ao mínimo”, realça Alison Martin, CEO EMEA and Bank Distribution, também membro do comité de Sustentabilidade do grupo.

No compromisso com os objetivos climáticos, segundo o comunicado, a Zurich utilizará “todas alavancas de que dispõe ao nível de investimentos, operações, produtos e serviços”, no sentido de acelerar transição no caminho da neutralidade carbónica, afirma a companhia.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zurich Insurance Group antecipa meta de neutralidade carbónica para 2030

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião