FC Porto aumenta oferta de obrigações para 50 milhões

Clube usa possibilidade prevista no prospecto para responder à procura pelos aforradores. Montante máximo do empréstimo obrigacionista aumenta em 10 milhões de euros.

A SAD do FC Porto vai afinal pedir mais dinheiro emprestado aos investidores. Usando a possibilidade aberta no prospeto da emissão obrigacionista, que está neste momento em subscrição, aumentou o valor global em dez milhões de euros.

“Informa-se que a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD decidiu, através de deliberação do seu Conselho de Administração no dia 4 de abril de 2022, aumentar o número máximo de obrigações representativas do empréstimo obrigacionista denominado “FC Porto SAD 2022-2025” (…) para até 10.000.000 de obrigações e, por conseguinte, aumentar o respetivo valor nominal global para até €50.000.000“, diz o clube numa adenda ao prospeto da operação divulgada através do site da CMVM.

De resto, as condições da oferta pública mantêm-se: os novos títulos vão pagar uma taxa de juro anual bruta de 5,25%, têm uma maturidade de 3 anos e podem ser subscritos até ao dia 8 de abril, sexta-feira, inclusive.

No âmbito deste empréstimo, a SAD portista avança com duas ofertas em simultâneo:

  • uma oferta de subscrição em dinheiro num montante até 25 milhões de euros;
  • uma oferta de troca também num montante até 25 milhões e que consiste, como o nome indica, na troca de obrigações do anterior empréstimo que vence 2023 e que paga um juro de 4,75% por estes novos títulos de dívida.

Para efeitos da troca de obrigações, cada obrigação antiga corresponderá uma nova obrigação emitida neste empréstimo à qual se acrescerá um prémio que a SAD pagará em numerário no valor de cinco cêntimos.

Além disso, a SAD portista também vai pagar um juro corrido desde 26 de novembro de 2021 de cerca de nove cêntimos por cada obrigação que for trocada, de acordo com o prospeto da operação divulgado esta terça-feira à noite na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A alteração aumenta ligeiramente os custos da SAD com a operação, pelo que “a receita global líquida estimada da FC Porto SAD será de €47.939.520″.

O apuramento dos resultados terá lugar a 11 de abril, em sessão especial realizada pela Euronext, que gere a bolsa de Lisboa.

A operação está a ser coordenada pelo Haitong, mas os investidores poderão subscrever as obrigações no ActivoBank, Banco Best, Banco Carregosa, Banco Montepio, CaixaBI, Crédito Agrícola, a Caixa Geral de Depósitos, EuroBic, Haitong Bank e BCP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FC Porto aumenta oferta de obrigações para 50 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião