Alemanha quer tornar vacina contra a Covid obrigatória para idosos

  • ECO
  • 6 Abril 2022

Proposta deverá ser votada esta quinta-feira. Obrigatoriedade poderá cair caso haja um número considerável de pessoas vacinadas voluntariamente até junho.

Os partidos da coligação governante na Alemanha vão propor que o país torne obrigatório a vacina contra a Covid para pessoas com 60 ou mais anos a partir de outubro, avança a Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês).

A proposta dos membros do Partido Social Democrata (SPD) da Alemanha, do chanceler Olaf Scholz, d’Os Verdes e dos liberais (FDP) ainda pode sofrer alterações, antes de ser votado no Parlamento, e inclui também a opção de tornar obrigatória a vacina para todos com 18 ou mais anos caso o evoluir da pandemia naquele país no outono o justifique.

A proposta de lei, que deverá ser votada esta quinta-feira, diz ainda que, inicialmente, serão feitos esforços para incentivar a vacinação voluntária contra a Covid de todos os alemães que ainda não foram vacinados contra a doença. Contudo, a obrigatoriedade da vacina pode ser suspensa caso haja um número considerável de pessoas vacinadas voluntariamente até junho.

“Estamos unidos no objetivo de uma prevenção eficaz através do nível mais alto possível de imunidade básica para todos os adultos, porque desta forma podemos evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado“, referem os autores da proposta, citados pela Bloomberg.

Em março, a Alemanha registou um pico nas novas infeções por coronavírus, mas o cenário está a melhorar nos últimos dias, embora continuem a ser registados mais de 200 mil novos casos e 300 mortes por dia. O país tem atualmente 75% da população vacinada contra a doença.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha quer tornar vacina contra a Covid obrigatória para idosos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião