Cinco países da UE pedem para acelerar processo de integração dos Balcãs

  • Lusa
  • 7 Abril 2022

Áustria, República Checa, Hungria, Eslováquia e Eslovénia enviaram uma carta a Borrell a defender um debate em abril sobre a estratégia da UE na região.

Cinco países da União Europeia (UE) pediram ao chefe da diplomacia Josep Borrell que acelere o processo de integração dos Balcãs e aumente a ajuda à região, perante o novo cenário geopolítico motivado pela invasão da Rússia na Ucrânia.

Segundo informou esta quinta o jornal digital Gazeta Express, os ministros dos Negócios Estrangeiros da Áustria, República Checa, Hungria, Eslováquia e Eslovénia enviaram uma carta a Borrell onde solicitam um debate em abril sobre a estratégia da UE na região.

Os ministros solicitam que os Balcãs ocidentais sejam incluídos na agenda do próximo Conselho de ministros como “região de particular importância” devido à guerra na Ucrânia. “Os Balcãs ocidentais são de importância particular devido à sua estratégica posição como região rodeada de países membros da UE”, indicam na missiva.

Os chefes da diplomacia dos cinco países da Europa central também sublinham a necessidade de a UE impulsionar o processo de integração, e tentar prevenir os efeitos prejudiciais do ataque à Ucrânia.

Neste contexto, defendem o início das negociações para o ingresso da Albânia e Macedónia do Norte, concessão do estatuto de candidato à Bósnia-Herzegovina, acelerar as negociações em curso com a Sérvia e Montenegro e o processo de liberalização de vistos para os cidadãos do Kosovo.

Na carta conjunta, propõem ainda um aumento das ajudas à região para enfrentar as consequências económicas da guerra na Ucrânia, como o aumento dos preços da energia, alimentação, e a crescente inflação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cinco países da UE pedem para acelerar processo de integração dos Balcãs

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião