Pensões sobem acima da inflação em 2023 à boleia da economia

  • ECO
  • 8 Abril 2022

A maioria dos pensionistas portugueses pode contar com um aumento extra no próximo ano, por via do mecanismo automático que inclui a taxa de variação média do PIB durante os dois anos anteriores.

Todos os pensionistas com um rendimento inferior a 2.659,2 euros, equivalente a seis vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), deverão ter no próximo ano uma subida da pensão acima do valor da inflação deste ano, que pode, em termos nominais, ficar perto dos 5%.

É que o cálculo do aumento das pensões depende do valor da inflação (exceto habitação) que se verificar no mês de novembro e também da variação média do PIB durante os dois anos anteriores que for registada nesse mesmo momento pelo Instituto Nacional de Estatística — sendo expectável que, no terceiro trimestre deste ano, essa taxa de crescimento média seja superior a 3%.

De acordo com as contas feitas pelo Público (acesso condicionado), as pensões inferiores ou iguais a dois IAS (886,4 euros em 2022) poderão ter um aumento igual à taxa de inflação mais 20% do crescimento do PIB; nas pensões entre dois e seis IAS (2.659,2 euros), a subida iguala a inflação e soma 12,5% do crescimento do PIB; e só no caso das pensões de valor superior a seis IAS é que a progressão se ficará pela taxa de inflação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pensões sobem acima da inflação em 2023 à boleia da economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião