Bolsas europeias em alta após semana difícil. Mota-Engil brilha em Lisboa

A Mota-Engil brilha em Lisboa: ações avançam 4% depois de a construtora anunciar dividendos. As bolsas europeias também estão animadas esta sexta-feira, depois de uma semana difícil.

As bolsas europeias arrancaram a sessão desta sexta-feira em alta, isto depois de uma semana que foi difícil de digerir pelos investidores, por causa das novas sanções à Rússia e também dos receios de recessão por conta do aperto financeiro dos bancos centrais para travar a inflação. A bolsa de Lisboa andou um pouco à margem.

O Stoxx 600, que reúne as 600 principais empresas da Europa, abriu com uma subida de 0,42%, que não será, ainda assim, suficiente para apagar o rasto de perdas que teve durante a semana. Com maior pujança neste arranque estão o CAC-40 de Paris, que sobe 1,22% em vésperas de eleições presidenciais, e o espanhol IBEX-35, que soma 1,13%. O índice de referência de Frankfurt, o DAX, ganha 1,4%.

Por cá, o PSI avança 0,74%, para 6.108,0 pontos, e vai a caminho da quinta valorização semanal seguida. De alguma forma os investidores têm encontrado proteção em Lisboa em relação à elevada instabilidade nos mercados internacionais por causa da guerra da Rússia na Ucrânia.

A Mota-Engil começou o dia com um disparo de 3,83% para 1,35 euros, depois de ter anunciado um dividendo de 5,175 cêntimos por ação e que pode vir a ser reforçado mais tarde. A construtora portuguesa também acabou de revelar uma encomenda de uma obra na Costa do Marfim no valor de 200 milhões de euros.

Entre os pesos pesados, o BCP está em alta de 1,93% para 0,164 euros e a Galp valoriza 1,21% para 11,7 euros, num dia em que os preços do petróleo também aumentam.

Ainda na energia, a EDP Renováveis e a EDP ganham 0,71% e 0,28%, respetivamente.

Apenas uma cotada contraria o bom momento vivido na praça portuguesa nesta sexta-feira: as ações da Semapa recuam 0,8% para 12,38 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas europeias em alta após semana difícil. Mota-Engil brilha em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião