Petróleo interrompe três sessões de quedas e sobe para 101 dólares

O preço do petróleo em Londres está a subir ligeiramente, ao fim de três sessões de quedas, negociando perto dos 101 dólares. Na quinta-feira, chegou a cotar abaixo dos 100.

O preço do barril de Brent recupera esta sexta-feira, negociando com uma subida de 0,5% na manhã desta sexta-feira, um dia depois de ter chegado a transacionar abaixo da fasquia dos 100 dólares.

Pelas 7h15, o Brent somava 0,5%, para 101,05 dólares, interrompendo três sessões consecutivas de quedas. Do outro lado do Atlântico, o barril de WTI somava 0,55%, para 96,52 dólares.

Estas evoluções dão-se no rescaldo da notícia de que os aliados dos EUA vão libertar até 120 milhões de barris de petróleo das respetivas reservas estratégicas nos próximos seis meses, avançou a Agência Internacional de Energia (AIE). Isto acontece depois de a Casa Branca ter decidido que o país vai libertar um milhão de barris por dia, na tentativa de pressionar os preços.

O mercado do petróleo tem assistido a turbulência desde que a Rússia invadiu a Ucrânia no final de fevereiro. Os EUA decidiram proibir as importações de petróleo russo, mas a maior economia do mundo pouco importa esta matéria-prima ao país de Vladimir Putin.

Em contrapartida, a Europa não tomou nenhuma decisão nesse sentido, mas muitas empresas deixaram de adquirir petróleo russo, por receio de danos reputacionais. Com o petróleo russo a desconto, alguns países têm arrebatado os barris de petróleo Urals, como a Índia e a China.

Este ano, o Brent, também conhecido por petróleo do Mar do Norte, chegou a transacionar acima dos 120 dólares, gerando algumas subidas históricas nos preços dos combustíveis em Portugal.

Face à descida das cotações do “ouro negro”, os preços dos combustíveis deverão descer na próxima semana, pela segunda semana consecutiva. O gasóleo deve descer 2,5 cêntimos, enquanto a gasolina recuará dois cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo interrompe três sessões de quedas e sobe para 101 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião