Portugal fora da lista de países que vão libertar reservas de petróleo

  • ECO
  • 8 Abril 2022

Membros da Agência Internacional de Energia (AIE) e que vão libertar 120 milhões de barris das suas reservas nos próximos seis meses para aliviar preços. Portugal está fora da lista.

São ao todo 19 países que integram a Agência Internacional de Energia (AIE) e que vão libertar 120 milhões de barris das suas reservas nos próximos seis meses, num novo esforço para aliviar a pressão sobre os preços do petróleo. Portugal está fora dessa lista que é liderada pelos EUA, de acordo com a agência.

Os norte-americanos vão ser responsáveis por metade desse esforço, contribuindo com 60 milhões de barris. Seguem-se o Japão (15 milhões de barris), Coreia da Sul (7,2 milhões de barris) e França e Alemanha (ambas com cerca de 6 milhões de barris).

É a maior libertação de reservas na história da AIE, que sinaliza a “forte união” entre os membros para responder aos constrangimentos no mercado petrolífero que resultaram da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Em reação a este anúncio, os preços do petróleo aliviaram, mas os analistas consideram que será insuficiente para fazer baixar as cotações nos próximos tempos.

Veja a lista completa:

Lista de países que vão libertar reservas de petróleoAIE

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal fora da lista de países que vão libertar reservas de petróleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião