Portugal fora da lista de países que vão libertar reservas de petróleo
Membros da Agência Internacional de Energia (AIE) e que vão libertar 120 milhões de barris das suas reservas nos próximos seis meses para aliviar preços. Portugal está fora da lista.
São ao todo 19 países que integram a Agência Internacional de Energia (AIE) e que vão libertar 120 milhões de barris das suas reservas nos próximos seis meses, num novo esforço para aliviar a pressão sobre os preços do petróleo. Portugal está fora dessa lista que é liderada pelos EUA, de acordo com a agência.
Os norte-americanos vão ser responsáveis por metade desse esforço, contribuindo com 60 milhões de barris. Seguem-se o Japão (15 milhões de barris), Coreia da Sul (7,2 milhões de barris) e França e Alemanha (ambas com cerca de 6 milhões de barris).
É a maior libertação de reservas na história da AIE, que sinaliza a “forte união” entre os membros para responder aos constrangimentos no mercado petrolífero que resultaram da guerra da Rússia contra a Ucrânia.
Em reação a este anúncio, os preços do petróleo aliviaram, mas os analistas consideram que será insuficiente para fazer baixar as cotações nos próximos tempos.
Veja a lista completa:
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal fora da lista de países que vão libertar reservas de petróleo
{{ noCommentsLabel }}