Habitação mais cara na última década. Preços das casas aumentaram 65% e rendas subiram 25% desde 2010

Ter habitação está mais caro do que há dez anos, tanto para quem arrenda como para quem compra. Em Portugal, as rendas aumentaram 25% e os preços das casas subiram 65%.

Desde 2010, as rendas subiram cerca de 25%, enquanto os preços das casas aumentaram 65% em Portugal. Em ambos os casos, o país registou subidas acima da média europeia durante este período, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat, que faz um retrato sobre os custos com a habitação na última década.

Na União Europeia, as casas valorizaram 42% desde 2010 até ao final de 2021, quando as rendas tiveram um aumento de 16%.

Portugal está longe das maiores subidas entre os Estados membros, tanto nas rendas como nos preços das casas.

Por exemplo, em países como a Estónia, a Hungria, a Luxemburgo, a Letónia, a República Checa, a Áustria e a Lituânia, os preços das casas mais do que duplicaram neste período. No caso da Estónia e da Lituânia, também tiveram subidas de mais de 100% nas rendas desde 2010.

Enquanto os dados não deixam dúvidas de que os custos com a habitação estão globalmente mais altos na Europa, tanto para quem arrenda como para quem compra casa, há países em que a tendência foi divergente.

No Chipre e na Grécia, as rendas e os preços das casas caíram na última década. Sobretudo na Grécia, onde as quedas superam os 20%.

Na Itália, se as rendas subiram nem 10%, as casas estão 11% mais baratas do que em 2010.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Habitação mais cara na última década. Preços das casas aumentaram 65% e rendas subiram 25% desde 2010

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião