Seis formas de prevenir o burnout dos seus colaboradores

Menos energia, menor produtividade e pior qualidade no trabalho são alguns dos sinais a que os líderes devem estar atentos.

Um problema cada vez mais comum, o burnout afeta consideravelmente o bem-estar e o desempenho dos colaboradores. Ao estarem constantemente expostos a situações de elevado de stress, as pessoas podem acusar sintomas como a energia reduzida, a diminuição da produtividade e da motivação e prejuízos na qualidade do trabalho.

“Mais do que nunca, é necessário que os líderes das empresas tomem medidas para priorizar o bem-estar das equipas, evitando que estas tenham de gerir elevados níveis de stress”, alerta a Factorial.

Conheça as seis sugestões da empresa de software para a gestão dos recursos humanos que as empresas podem adotar para prevenir o burnout no trabalho.

1. Priorize a flexibilidade

“Trabalhar em casa é mais conveniente para muitas pessoas, mas o teletrabalho não significa necessariamente uma maior flexibilidade. Para além de oferecerem a opção de trabalho remoto, as empresas devem, tanto quanto possível, oferecer às suas equipas a possibilidade de trabalhar em horários verdadeiramente flexíveis, não restritos ao típico modelo 9h00-18h00″, começar por aconselhar a Factorial, em comunicado.

2. Ofereça análises de desempenho e feedback cuidadosos

Para evitar o esgotamento profissional, é importante que os líderes comuniquem regularmente com as pessoas que gerem. É também essencial que se disponibilizem para orientar e dar apoio aos colaboradores que sentem que seu trabalho não está a fazer a diferença.

O ideal é, sugere a empresa, incentivar cada colaborador a refletir sobre o seu próprio desempenho, bem como elogiar quando o trabalho é realmente bem feito.

3. Promova as pausas ao longo do dia

Além da comunicação regular, é igualmente necessário que os empregadores se certifiquem de que os colaboradores não estão a trabalhar demasiado.

“Para isso, pode ser benéfico utilizar um relógio online para ‘picar o ponto’ e incentivar as pessoas a fazerem pausas ao longo do dia, o que ajuda a aumentar não só a produtividade, mas também a criatividade”, sugere.

4. Promova a inteligência emocional no local de trabalho

Promover a empatia e compaixão, ao mesmo tempo que se fomenta a inteligência emocional pode contribuir para criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e tolerante, criando uma cultura empresarial de confiança.

“Esta estratégia faz com que os colaboradores se sintam mais apoiados e valorizados no seu ambiente profissional, o que os motiva a trabalharem melhor”, defende a Factorial.

5. Proporcione uma experiência de colaborador positiva

Os estudos e especialistas dizem que investir em métodos e ações que ajudem a melhorar a experiência de colaborador faz com que as equipas se sintam mais confortáveis no ambiente de trabalho.

“É importante fazer inquéritos internos e conversar com as pessoas para perceber de que forma é possível ajudá-las. Para as empresas em regime híbrido ou teletrabalho a tempo inteiro, isto inclui um planeamento cuidado e perceber quais são os maiores desafios para os colaboradores. É também importante que os líderes se certifiquem de que as equipas possuem todo o suporte e recursos necessários para trabalhar de forma eficiente e, ao mesmo tempo, tranquila.”

6. Respeite o direito às férias e folgas

O último conselho prende-se com o cumprimento do direito a férias e a folgas. “É importante que tanto os gestores como a equipa de RH consigam organizar e gerir de forma harmoniosa as férias e as folgas dos colaboradores, uma vez que o descanso é fundamental para prevenir o burnout”, salienta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seis formas de prevenir o burnout dos seus colaboradores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião