Participação nas eleições francesas baixa para 65% até às 17h. Taxa de abstenção deve subir

Até às 17h tinha votado uma menor percentagem dos eleitores em França do que em 2017 na primeira volta das presidenciais. Os resultados são conhecidos às 19h.

França está a caminho de registar uma taxa de abstenção mais elevada na primeira volta das eleições presidenciais deste domingo, em comparação com a de 2017. Segundo os dados do Ministério do Interior, até às 17h tinha votado uma menor percentagem dos eleitores: 65%, em comparação com 69,4% há cinco anos.

É uma diferença de 4,4 pontos percentuais face às eleições de 2017 e confirma a tendência de subida da abstenção. Em 2007, a esta hora, a taxa de participação era de 73,9%. Em 2012, era de 70,6%.

Até às 12h, também tinha votado uma menor percentagem dos eleitores: 25,48%, em comparação com 28,54% há cinco anos. Porém, continuava acima do nível mais baixo já registado, de 21,4%, em 2002.

Os dados mostram que há uma maior taxa de participação em algumas regiões francesas mais rurais (superior a 40% até às 12h), ao passo que é inferior na metropolitana Paris com apenas 15% até às 12h.

As urnas vão fechar às 19h (20h em França), sendo que nessa altura serão divulgadas as primeiras projeções dos resultados.

De acordo com a sondagem das sondagens do jornal europeu Politico, o atual presidente liberal, Emmanuel Macron, está na frente com 26%. Segue-se a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, com 23%, e o candidato da extrema-esquerda, Mélenchon, com 17%. Em quarto lugar está o candidato da extrema-direita, Zemmour, com 9% e só depois surge a candidata da direita conservadora, Pécresse.

Os dois candidatos mais votados na primeira volta irão defrontar-se a 24 de abril numa segunda volta onde um deles será eleito. Perto de 49 milhões de pessoas são elegíveis para votar nesta eleição.

(Notícia atualizada às 16h32 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Participação nas eleições francesas baixa para 65% até às 17h. Taxa de abstenção deve subir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião