A moda atravessa uma revolução digital. E o ensino também

Sean Chiles, co-fundador do The Digital Fashion Group, explica o que está a mudar na indústria e no ensino da moda.

“Estamos a construir a nossa equipa de professores digitais”, diz-nos Sean Chiles, co-fundador do The Digital Fashion Group, uma academia que está a revolucionar o futuro do ensino da moda, quando a moda digital já não é um futuro longínquo mas uma realidade em muitos negócios.

Uma nova abordagem de ensino mais centrada no indivíduo que tem vontade de se envolver com o mundo e de fazer uma mudança na sociedade, explica.

O que mudou na indústria da moda que leva ao lançamento deste curso?

O Digital Fashion Group, a Digital Fashion Group Academy, e o nosso curso “Digital Fashion 101”, são uma resposta direta a uma indústria da moda enraizada na produção do século XVIII, ligada às estruturas empresariais capitalistas do século XIX, e à educação de moda do século XX impulsionada por desenvolvimentos do pós-Segunda Guerra Mundial na sociedade.

Embora tenha havido uma adoção lenta da digitalização em todas as áreas da indústria da moda, muito pouco mudou de uma perspetiva de produção nos 76 anos que decorreram desde 1945. O que alterou foi a nossa compreensão da necessidade de uma mudança rápida para abordar questões prementes de sustentabilidade, responsabilidade, impacto social e ganância.

Esta necessidade de mudança tem aumentado com a invenção de novas abordagens de negócio e novos modelos, incluindo a circularidade, o conceito de economia “donut”, e as chamadas “B Corporations”, juntamente com novas soluções de inteligência artificial e digital que permitem mudanças dinâmicas e rápidas quando implementadas corretamente.

A Digital Fashion Group Academy está focada em abraçar e liderar os desenvolvimentos digitais na indústria da moda na perspetiva do criativo, do designer, pretendendo influenciar a mudança positiva na própria raiz da própria indústria da moda. Afinal, sem um desígnio não pode haver negócio.

Um dos aspetos mais ricos do curso são os docentes. São muito próximos dos negócios digitais?

O sucesso de qualquer aprendizagem está sempre diretamente relacionado com a experiência, conhecimento e qualidade das pessoas envolvidas, combinadas com a sua aptidão para construir relações com aqueles que querem aprender e crescer. Quando isto é combinado com uma poderosa rede de negócios internacional especializada como a nossa, as oportunidades de crescimento, tanto pessoais como profissionais, são imensas.

A Digital Fashion Group Academy baseia-se na experiência internacional e no conhecimento dos três fundadores: Sean Chiles, Leslie Holden e Burak Cakmak, tendo cada um deles conseguido inovar na educação nas suas próprias carreiras, juntamente com a responsabilidade de operações de marcas de grande sucesso e por serem empreendedores.

O sucesso de qualquer aprendizagem está sempre diretamente relacionado com a experiência, conhecimento e qualidade das pessoas envolvidas.

Sean Chiles

Co-fundador do The Digital Fashion Group

Estamos a construir a nossa equipa de “professores digitais”, cada um dos quais tem não só uma experiência valiosa, mas uma compreensão profunda e envolvimento no mundo da moda digital. São profissionais independentes e internacionais com grandes personalidades e grande integridade. Hoje temos 12 professores digitais, alguns dos quais estão envolvidos no “Digital Fashion 101”. Estão todos prontos para trabalhar nos nossos próximos cursos.

Podemos também falar sobre a transformação na forma como o ensino da moda está a ser feito. Este curso é uma prova disso, que o ensino da moda também mudou?

A experiência combinada da Digital Fashion Group Academy baseia-se na entrega e avaliação a diferentes níveis de educação tradicional (níveis 3/4/5/6/7 e 8) e em diferentes comunidades, a nível global. Enquanto a academia classifica os níveis de programação e exame da educação, as realidades das pessoas, da vida e da aprendizagem nem sempre se enquadram nestas “caixas”. A nossa abordagem ao ensino centra-se muito mais no indivíduo que tem vontade de se envolver com o mundo e de fazer uma mudança na sociedade, ao mesmo tempo que está empenhado na sociedade.

Abraçamos a noção de “Aprendizagem ao Longo da Vida”, inclusividade, diversidade e acessibilidade, ao mesmo tempo que nos focamos na reavaliação da abordagem tradicional da academia estabelecida com o objetivo de a transformar. Sendo demasiado lentos na mudança e com pouco investimento direto na entrega real, os métodos da educação tradicional da moda enfrentam uma luta gigante para apelar, entregar e satisfazer o aprendiz de hoje. A aprendizagem dinâmica e o crescimento só são possíveis através do envolvimento em ambientes igualmente dinâmicos e responsivos.

Ao apresentar experiências, exemplos, opinião e debate convidativos numa oportunidade online que engloba o mundo da moda digital, a nossa esperança é reforçar positivamente novas abordagens ao ensino e aprendizagem da moda.

Como vai funcionar, será tudo digital, interativo?

“O Digital Fashion 101” é online com palestras pré-gravadas focadas em temas importantes centrais para o mundo da moda digital de hoje para definir novos cenário. Cada palestra é apoiada diretamente por entrevistas gravadas com pelo menos dois “protagonistas chave” no mundo da moda digital. As palestras e os principais takeaways podem ser descarregados para referência futura, enquanto os testes de vídeo responsivos são definidos para testar o conhecimento do entrevistado. É necessário um vídeo de reflexão pessoal para fechar cada unidade.

"Na moda, estamos sempre ligados ao passado, ao presente e ao futuro. Por definição, a moda de hoje é baseada no passado.”

Sean Chiles

Co-fundador do The Digital Fashion Group

Na semana 5 haverá um projeto de design digital único que envolve empresas como a Heuritech, a Pantone e a Eva Engines. O projeto envolve o uso de inteligência artificial, recolha de tendências, escolha de cores e esboços para criar iterações de design baseadas nesses insights para um resultado interessante e dinâmico. Este será revisto por pares na última semana do curso, que inclui um webinar gravado com convidados que irão debater o tema “Understanding the Next Wave of ‘End to End’ Digital Transformation”

No final deste curso, os participantes poderão entrar no mundo da moda digital?

Todos os participantes no curso já têm uma ligação ao mundo da moda digital e esperamos que sejam capazes de investigar e encontrar novas oportunidades para deixar a sua própria marca na moda digital.

À medida que o curso se foca na compreensão do status quo da moda digital aliado à reflexão pessoal sobre o desenvolvimento da mentalidade necessária para abraçar a digitalização na moda e na transformação digital na sociedade, colocamos a ênfase nas soft skills necessárias para garantir que o participante está envolvido, e pode impulsionar, a adoção digital na indústria da moda para influenciar uma mudança positiva.

O que representa a moda digital dentro do universo da moda? Já não falamos de futuro, falamos da realidade?

Na moda, estamos sempre ligados ao passado, ao presente e ao futuro. Por definição, a moda de hoje é baseada no passado. É a ligação ao zeitgeist e a visão do criativo, do designer, que prevê e forma os desenvolvimentos do futuro que depois são transformados em moda pela sociedade. A realidade é sempre “este ponto exato no tempo”, e para a Digital Fashion agora o foco está no acesso e utilização da tecnologia para substituir um conjunto de manuais, analógicos, processos e competências, explorando novas vias para fazer, apresentar e vender, tanto nos mundos físico como no puramente digital.

No Digital Fashion Group, prevemos para o futuro e o que estamos a desenvolver em segundo plano como realidade, é um novo processo criativo digital que dá poder real ao praticante criativo, permitindo-lhes controlar a sua visão criativa e entregá-la com a integridade que merece, ao mesmo tempo que aborda questões de circularidade e inclusividade como parte da transformação digital da sociedade.

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