O CEO das seguradoras Una Vida e Una Seguros quer expansão territorial das companhias para todo o país. Aposta nos seguros Vida Risco e nos seguros de saúde e está comprador de outras companhias.
A Una está com grandes objetivos para este ano, depois de um 2024 com forte crescimento de 20% em prémios nos ramos Não Vida, principalmente devido a seguros Automóvel e Saúde. Lançou o Portal U, uma plataforma digital para Agentes, o que também contribuiu para continuar a redução dos prazos de pagamento de 64 dias que se verificavam em 2022 para 12 dias no ano passado. As duas seguradoras do grupo – que é o 15º maior em Portugal segundo o ranking ECOseguros -, Una Vida e Una Seguros, emitiram em conjunto 154 milhões de euros em prémios, mais 3,1% que no ano anterior, mas os resultados em Não vida triplicaram para 1 milhão e em Vida há uma mudança de aposta de seguros Financeiros para produtos Risco. Nuno David, CEO das seguradoras Una, foi entrevistado por ECOseguros.
O crescimento da produção Não Vida da Una superou o mercado. Qual a explicação?
Em 2024 alcançámos um marco de crescimento de 20% em volume de prémios emitidos Não Vida. Estes resultados são fruto de uma estratégia, a médio prazo, focada em três pilares: expansão territorial, inovação e serviço de excelência. Conquistámos o ano de maior penetração na rede de distribuição, com o maior número de agentes ativos registado pela seguradora, com produção regular – cerca de 500 Parceiros Estratégicos. O lançamento do Portal U, um marco importante na nossa história, veio aumentar a eficiência e a qualidade do serviço que prestamos aos nossos Agentes, permitindo que acedam de forma rápida e intuitiva a todas as operações com a companhia. Foi também um ano de investimento reforçado em ferramentas e gestão de sinistros, com a preocupação de que o crescimento orgânico não comprometesse o nosso nível de excelência. Voltamos a ter resultados positivos nas duas seguradoras, Una Vida e Una Seguros, mantendo a nossa disciplina técnica e de subscrição.
Acredita que a saúde tem ainda potencial para crescer a dois dígitos ao ano?
O crescimento das soluções de proteção de saúde, quer no segmento corporate, quer no segmento particulares, que temos assistido nos últimos anos, não surpreende os players do setor, e estamos convictos que o ano de 2025 não será diferente. Assistimos diariamente à falta de proteção dos consumidores nesta matéria, e que nos procuram, através dos nossos agentes, para colmatar essas necessidades. Por outro lado, existe hoje uma maior consciencialização de que os cuidados de saúde devem começar na prevenção.
O nosso posicionamento é o de desenhar múltiplas soluções, para os diferentes segmentos, diferentes orçamentos familiares, por forma a chegar ao maior número possível de potenciais clientes. Temos a ambição de, em breve, atingir o 5.º lugar no ranking de seguros de saúde em Portugal.
Os produtos saúde não têm de ser mais económicos (baratos) para serem acessíveis a novos públicos?
O envelhecimento da população e o aumento da esperança média de vida, com qualidade e bem-estar, é um eixo importante na análise da crescente utilização da saúde privada, que em conjunto com outros fatores, pressiona os custos juntos dos prestadores, e inevitavelmente se reflete nos preços médios dos seguros de saúde. Neste contexto, o nosso posicionamento é o de desenhar múltiplas soluções, para os diferentes segmentos, diferentes orçamentos familiares, por forma a chegar ao maior número possível de potenciais clientes. Este é, sem sombra de dúvida, um segmento que vai continuar a comprovar a vitalidade do setor no futuro, e representa uma das nossas maiores apostas – temos a ambição de, em breve, atingir o 5º lugar no ranking de seguros de saúde em Portugal.
A Una tem 76 lojas e quer chegar às 100 este ano. Como vai conseguir? Lojas próprias? Mediadores exclusivos?
Um dos pilares de crescimento da Una passa pela expansão territorial, aumentando o número de agentes a trabalhar diariamente connosco, mas também o número de agentes com a nossa imagem. A aposta que temos feito na marca, com o aumento da sua notoriedade resulta numa posição de maior domínio, com novas parcerias que nos procuram para potenciar o seu negócio, através da marca Una Seguros. No final do ano estimamos ter 100 lojas de Agentes de Seguros que nos escolheram como “Companhia Bandeira”. Defendemos o canal de mediação, e o seu papel essencial na prescrição de soluções de seguros, pelo que trabalhamos com agentes estratégicos, mas sem exclusividade. Um exemplo desta nossa dinâmica é que ainda este mês inauguramos mais duas lojas Una, em Viseu e Cinfães.
Em relação à distribuição, quais as quotas por canais e quais os preferidos para crescer negócio?
No passado, na Una Seguros, o canal corretores tinha um peso maior na nossa carteira, fruto da especialização nos produtos de employee benefits e financeiros. Hoje a realidade é bastante diferente, com os canais a representar quotas semelhantes em volume de prémios em carteira. O crescimento do canal de agentes trouxe-nos maior proximidade junto do cliente final, e para cada um desenhámos um plano estratégico de crescimento. Não temos por isso canais preferenciais. O nosso mote tem sido o do crescimento sustentado, sem descurar o foco na rentabilidade técnica de cada produto: desde 2018 quadruplicamos a dimensão da companhia, no ano anterior crescemos o dobro do mercado (20% em Não Vida), e em 2025 iniciámos o ano com a mesma dinâmica comercial – a crescer 20% em Vida e Não Vida.

Os rácios de solvência Una Vida e Una Seguros ainda estão abaixo da média do mercado. Será preciso reforçar capitais?
Os rácios de Solvência para as duas Seguradoras são na ordem dos 190%, o que significa que estamos bastante acima do apetite de risco, e quase no dobro do que é exigido pelas regras de solvência do mercado. A posição da Una Seguros, no momento atual, permite-nos garantir que não existe o risco de ter de recorrer a um aumento de capital.
Está prevista a entrada de novo acionista? Ou a venda das seguradoras?
O grupo CNTY, o nosso acionista desde 2018, mantém-se numa situação económica forte, confiante da aposta na Una Seguros, e por isso disponível para investir no crescimento orgânico da seguradora. O grupo acionista não tem intenção de vender a seguradora, pelo contrário, considerará uma eventual oportunidade de compra, desde que esta aquisição agregue valor à Una Seguros.
Os prazos médios de cobrança foram uma preocupação para a Una. Já não são?
Efetivamente é hoje, para a Una Seguros, uma preocupação menor que no passado. Os prazos médios de cobrança melhoraram significativamente, em grande parte pelos desenvolvimentos tecnológicos que implementámos, quer nas interfaces dos agentes, quer na disponibilização de outros métodos de pagamento no cliente final.
A aposta da promoção da marca através dos patrocínios a federações desportivas é o caminho a seguir. Está satisfeito com o retorno?
Em 2018, nasceu a marca Una Seguros com a ambição de criar uma nova forma de fazer seguros e se relacionar com os seus clientes e parceiros: comprometidos com a nossa missão, o apoio e promoção em patrocínios desportivos comprovou ser um caminho feliz para a diferenciação e reforço de notoriedade. O alcance e o vínculo emocional que conseguimos obter com as plataformas de comunicação dos parceiros dão-nos a possibilidade, por um lado de apoiar o desporto e o talento nacional e, por outro, reforçar os valores que partilhamos – rigor, performance e resiliência. Estamos muito satisfeitos com as parcerias desportivas, nas três modalidades (Voleibol, Basquetebol e Ténis), mas conscientes de que ainda há muito por explorar.
Nos seguros de Vida a aposta continuam a ser seguros financeiros? Há produtos novos na calha? Parcerias com bancos? Intermediários Financeiros?
No ramo Vida a aposta são os Produtos de Vida Risco, quer no segmento particulares, quer no segmento empresas com soluções tailor made. Temos feito uma aposta na melhoria destas soluções de proteção, com processos de subscrição mais ágeis, acompanhando as tendências de mercado, sem descurar as necessidades dos nossos canais de distribuição (Agentes e Corretores), nomeadamente ao nível de formação nestes produtos.
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Nuno David: “Queremos atingir as 100 lojas Una seguros em 2025”
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