“Para o nosso IT Campus de Lisboa, o foco é recrutar talento local residente”

O CEO da Swiss Post IT Campus Lisboa, Nuno Pedro, justifica a escolha de Lisboa e deixa claro que a empresa não está a transferir postos de trabalho da Suíça. O objetivo é recrutar localmente.

A Swiss Post escolheu Lisboa para instalar o seu primeiro hub fora da Suíça. O Information Tecnology (IT) Campus em Lisboa terá como principal missão proporcionar serviços de TI fundamentais para impulsionar a digitalização das soluções para clientes do serviço postal nacional suíço. Este centro de competências irá gerar 50 postos de trabalho na área das TI até ao final do ano. A médio prazo, o objetivo é alcançar os 150 colaboradores. O foco está em recrutar talento local residente.

A Swiss Post não está a deslocalizar nenhum posto de trabalho para Portugal. Muito pelo contrário: a Swiss Post também planeia criar 200 novas vagas de TI na Suíça até 2030″, esclarece Nuno Pedro, CEO Swiss Post IT Campus Lisboa.

“Com esta operação fora do território suíço, a empresa procura mais capacidade de resposta na área de IT para os desafios futuros, numa altura em que essa resposta não existe dentro do país. Neste sentido, para o nosso IT Campus de Lisboa o foco é recrutar talento local residente.”

Lisboa é o primeiro hub tech da Swiss Post fora da Suíça. O que motivou essa escolha? Que outras cidades estavam na corrida?

Foram estudadas várias localizações pela Swiss Post para a instalação do IT Campus, tanto na Europa como fora da Europa. Na shortlist, para além de Lisboa, estavam outras cidades como Atenas, Vilnius, Hamburgo, Madrid e Barcelona. Das várias localizações avaliadas, Lisboa é a que melhor cumpre os requisitos da Swiss Post.

Por um lado, os profissionais de TI em Portugal têm uma vasta experiência, com provas dadas ao nível da qualidade do trabalho e da formação, e Lisboa tem feito uma forte aposta na captação de investimento tecnológico, o que se revelou um fator decisivo para a escolha final. Por outro lado, os profissionais de TI em Portugal têm também grande facilidade de relacionamento intercultural e existe uma proximidade geográfica e cultural com a Suíça. Um centro de TI na Europa também facilita a colaboração diária mais próxima com as equipas de TI na Suíça.

Há planos de criar novos hubs? Em outras zonas do país?

Atualmente, não temos planos para o fazer. Mas, estamos a monitorizar a situação. Se houver necessidade de crescer e se surgir a oportunidade noutras cidades em que faça sentido essa aposta, avaliaremos essa possibilidade, claro. Mas – para já – o nosso foco é no crescimento do projeto de Lisboa.

Se houver necessidade de crescer e se surgir a oportunidade noutras cidades em que faça sentido essa aposta, avaliaremos essa possibilidade, claro. Mas – para já – o nosso foco é no crescimento do projeto de Lisboa.

O hub arranca com 50 colaboradores, sendo que o objetivo é atingir “a médio prazo” os 150. Que perfis procuram?

Procuramos perfis de TI especializados nas áreas de digital business analysis, software development, data analytics e cybersecurity.

Que estratégias ao nível de gestão de pessoas estão a desenvolver de modo a captar o talento que necessitam para o vosso negócio e aumentar a atratividade do vosso perfil empregador?

A Swiss Post oferece aos especialistas de TI em Portugal uma proposta muito atrativa: trabalhar num ambiente de TI desafiante e estimulante; um pacote de compensações atrativo com benefícios e oportunidades; oportunidades reais de progressão de carreira; combinar as vantagens de trabalhar numa empresa líder de mercado na Suíça e considerada em 2022 o melhor serviço postal do mundo pela sexta vez consecutiva, mas simultaneamente com um ambiente de startup e integrar um projeto que se prevê que cresça sustentadamente desde o início.

A Swiss Post emprega atualmente cerca de 47.000 colaboradores na Suíça, e o Swiss Post IT é um dos maiores departamentos de IT da Suíça, com cerca de 1.300 colaboradores internos e 400 especialistas externos, responsáveis por impulsionar a digitalização da empresa.

No que diz respeito ao pacote de compensação, estão incluídos: um modelo de trabalho híbrido — vamos propor aos nossos colaboradores que estejam presencialmente no escritório em Lisboa alguns dias por mês e o resto do tempo podem trabalhar a partir de um local da sua conveniência –, oportunidade de formação e onboarding na Suíça, seguro de saúde para o colaborador e família, seguro de vida, telemóvel, cheque creche e subsídio de transporte.

A estes benefícios, soma-se um escritório concebido para o tipo de trabalho a desenvolver e para os perfis de colaboradores que vamos receber, numa localização central no centro de Lisboa, oportunidade de trabalhar com tecnologia de TI de ponta (por exemplo na área da Inteligência Artificial AI; Internet of Things (IoT), Automação de Processos Robóticos), na área da digitalização e numa empresa líder de mercado na Suíça e considerada o melhor serviço postal do mundo por seis vezes consecutivas.

Algumas empresas estão a deslocalizar operações Lisboa, bem como talento. É uma opção para a Swiss Post ou o foco é recrutar junto do talento local residente?

A Swiss Post não está a deslocalizar nenhum posto de trabalho para Portugal. Muito pelo contrário: a Swiss Post também planeia criar 200 novas vagas de TI na Suíça até 2030. A Suíça é e continuará a ser a principal localização da operação da Swiss Post na área de TI, com as competências principais e mais importantes.

Com esta operação fora do território suíço, a empresa não está a transferir empregos da Suíça para outros países, mas sim à procura de mais capacidade de resposta na área de IT para os desafios futuros, numa altura em que essa resposta não existe dentro do país. Neste sentido, para o nosso IT Campus de Lisboa o foco é recrutar talento local residente.

Com esta operação fora do território suíço, a empresa não está a transferir empregos da Suíça para outros países, mas sim à procura de mais capacidade de resposta na área de IT para os desafios futuros, numa altura em que essa resposta não existe dentro do país.

Os novos vistos para trabalhadores extracomunitários e para nómadas digitais são ferramentas que estão a equacionar para recrutar o vosso talento?

O nosso objetivo é recrutar os talentos mais qualificados para as funções que temos disponíveis, independentemente da sua localização ou origem. O nosso foco é encontrar a melhor pessoa para a posição em aberto, e que se integre num ambiente estimulante e multicultural.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Para o nosso IT Campus de Lisboa, o foco é recrutar talento local residente”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião