Depois do confinamento, vem aí finalmente o crescimento?premium

Portugal errou em dezembro, ao facilitar no combate à pandemia. Esperemos que não facilite agora no apoio à economia. Leia o Especial do economista Ricardo Santos.

Os dados revelados esta sexta-feira demonstram que ao contrário do temido por muitos, a economia Portuguesa até suportou melhor o confinamento do que há um ano. Em Portugal, tal como nos restantes países europeus, os confinamentos do último outono e inverno não tiveram o mesmo impacto económico. Houve menos setores as fechar e as pessoas (e a economia) adaptaram-se melhor. No entanto, isso não quer dizer que este confinamento tenha deixado a economia incólume. Esta queda de 3.3% face ao último trimestre de 2020, ainda que tenha sido menor do que as quedas de 4% e 14% registadas nos dois primeiros trimestres do ano passado, foi maior do que o estimado pela Comissão Europeia nas suas últimas estimativas de inverno (uma queda de 2.1%), e poderá levar por si só a uma revisão em baixa da

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.