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2ª edição da conferência New Money

Na 2ª edição do New Money, os dois grandes temas foram as finanças 5.0 e as fintech.

10 Março 2023

A 2ª edição da conferência New Money, que se realizou no sociedade Morais Leitão, recebeu especialistas de diversas áreas dos sistemas de pagamentos, tecnologia e serviços com o objetivo de discutir as principais mudanças a acontecer no setor e entender de que forma podem ser aproveitadas para melhorar a dinâmica da indústria financeira. “Finanças 5.0 – O que muda no costumer journey?” e “Fintech: Old News?” foram os motes dos dois painéis da conferência, ambos moderados por André Veríssimo, redator principal do ECO.

Na abertura do evento, António Costa, diretor do ECO, referiu-se aos motes da conferência como “duas dimensões críticas de transformação do setor financeiro”. Por sua vez, Filipe Lowndes Marques, partner da Morais Leitão, que também interviu na abertura, realçou a importância de trazer estes temas para debate, já que “as transações financeiras estão em constante evolução”.

No primeiro debate – Finanças 5.0: O que muda no costumer journey? -, que teve como convidados Carlos Braziel David, COO Universo Sonae; David Brito, Country Manager da Ebury, e Sebastião de Lancastre, CEO e Founder da Easypay, abordou-se, sobretudo, a tendência da digitalização do setor. Já no segundo – “Fintech: Old News?”, os convidados Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard Portugal; Vera Esteves Cardoso, da Morais Leitão, e Luís Teodoro, administrador da SoftFinança, abordaram a evolução do sistema bancário português.

“Tudo o que pode ser digitalizado, nós acreditamos que será digitalizado. E também acreditamos que a experiência que hoje temos de pagamentos físicos, numa loja, vai convergir muito para a experiência no online. A maneira como pagamos hoje no online vai, no fundo, substituir a experiência do físico”, começou por dizer Carlos Braziel David.

A mesma opinião foi partilhada por David Brito, que destacou ainda o desejo do próprio cliente em conseguir realizar processos à distância: “A jornada que um cliente deseja são processos muito digitalizados, feitos à distância. Acho que é comum a todas as pessoas, tanto para o consumidor como para uma empresa”.

Neste sentido, Sebastião de Lencastre apontou, ainda, outras tendências que ajudam a automatizar processos, tais como o openbanking, o “buy now, pay later”, as digital wallets, o real time e os invisible payments. Neste último, o CEO da EasyPay explicou que se tratava de o cliente dar autorização, no MBWay, para que determinada conta possa debitar valor da sua conta sem que tenha de dar autorização para isso de cada vez que acontece uma transferência de valor. “Isto é muito importante em pequenos comerciantes, que têm serviços frequentes ou de subscrição e que querem, no fundo, ganhar a confiança do seu cliente e poder entregar a mercearia sem estar a chatear com a transferência do dinheiro”, acrescentou.