A falência do Banif não é uma nota de rodapépremium

Os gestores de um cadáver financeiro que já tinha custado bastante aos contribuintes, incapazes de cumprir planos, vão a tribunal queixar-se de “crime de ofensa à reputação económica”. Qual reputação?

Confesso que tenho este artigo na cabeça há meia dúzia de anos, tantos quantos já passaram desde a resolução do Banif e do processo judicial que a administração do banco decidiu colocar contra a TVI e o então director de informação, Sérgio Figueiredo, a propósito das notícias dadas em rodapé na TVI24 em Dezembro de 2015. A existência desse processo e o facto de eu ser amigo do Sérgio Figueiredo e comentador na TVI24 - fica aqui a declaração de interesses - levou-me a adiar a passagem da cabeça para o teclado do que é, na minha visão, uma das operações de distração mais eficazes sobre a falência de um banco e sobre os seus verdadeiros responsáveis. A motivação para esse recato extinguiu-se agora. A sentença foi proferida há dias, com a absolvição dos arguidos, e é clara no juízo a que se

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.