TVI absolvida no processo Banif

A TVI foi “absolvida no denominado processo Banif”, anunciou o grupo Media Capital, em comunicado. Em causa estava uma notícia que dava conta de que o banco iria ser alvo de uma medida de resolução.

A TVI foi “absolvida no denominado processo Banif”, anunciou o grupo Media Capital, em comunicado. O processo dizia respeito a uma notícia emitida pelo canal de televisão, a 13 dezembro de 2015, que dava conta de que o Banif ia ser alvo de uma medida de resolução.

Na sequência desta notícia, a TVI e o então diretor de informação Sérgio Figueiredo “foram acusados da prática de 1 crime de ofensa à reputação económica por terem avançado uma notícia que dava conta da resolução do banco”, começa por explicar o grupo Media Capital, em comunicado.

A empresa liderada por Mário Ferreira informa agora que a “decisão do Juízo Criminal de Lisboa, hoje [10 de maio] conhecida, foi perentória: absolveu a TVI, bem como o Diretor de Informação à data dos factos, por considerar que não estavam preenchidos os requisitos mínimos que pudessem gerar a sua responsabilidade”.

O grupo, que detém também a CNN Portugal e a rádio Comercial, congratula-se com a decisão, referindo que o desfecho “foi aquele por que a TVI sempre se bateu, considerando que na sua essência estava a defesa da liberdade de expressão e de um jornalismo independente”.

Na base deste processo estava uma queixa do Banif, na sequência da notícia sobre o alegado “fecho” do banco, emitida pelo canal TVI 24, no dia 13 de dezembro de 2015. A notícia terá, segundo o banco, precipitado a corrida aos depósitos, cuja fuga foi próxima de mil milhões de euros na semana seguinte, segundo revelaram no parlamento vários responsáveis citados pela Lusa. A 20 de dezembro desse ano, o Governo e o Banco de Portugal anunciaram a resolução do Banif.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h26)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TVI absolvida no processo Banif

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião