A Inteligência Artificial enquanto aliada do nosso planeta

  • Nuno Ruivo
  • 19 Dezembro 2023

Agricultura sustentável, deteção de incêndios, proteção da fauna e da flora, conservação dos oceanos... Em todos estes temas a tecnologia está a ser aplicada como aliada do planeta.

Num mundo onde as alterações climáticas se apresentam como um dos desafios mais prementes da nossa era, é imperativo encontrarmos soluções inovadoras e eficazes que nos ajudem a salvaguardar o nosso planeta. O aumento das emissões de carbono, a perda acelerada da biodiversidade e os eventos climáticos extremos revelam a urgência de realizarmos ações significativas que nos permitam alcançar um futuro mais sustentável. É neste contexto de urgência climática, que a tecnologia se apresenta como uma aliada crucial na busca por soluções abrangentes e eficientes, e dentro das inúmeras tecnologias que temos atualmente à disposição, a Inteligência Artificial (IA) destaca-se como uma força transformadora, capaz de desempenhar um papel fundamental na reversão dos impactos adversos sobre o meio ambiente. Este texto apresenta alguns exemplos de como a IA, especialmente através da Computer Vision, pode oferecer soluções inovadoras para enfrentar os desafios ambientais, contribuindo assim para a construção de um futuro mais equilibrado e sustentável para as gerações vindouras.

Na discussão sobre os riscos e as potencialidades da IA, dominada pelo seu impacto nas empresas e nos consumidores, não têm sido analisadas as inúmeras oportunidades que esta tecnologia oferece como potenciadora da concretização do principal objetivo dos dias de hoje: salvaguardar o planeta através de um futuro de emissões zero de carbono. Uma dessas oportunidades está, por exemplo, na possibilidade de monitorizar continuamente e em tempo real variáveis ambientais como a qualidade do ar, os níveis de poluição e as condições meteorológicas. Graças a sensores e algoritmos sofisticados, também já é possível, por exemplo, tomar decisões informadas sobre a gestão dos recursos naturais e agrícolas. E existe ainda a possibilidade de otimizar a produção e a distribuição de energia, tirando o máximo partido da energia proveniente de fontes renováveis e, desse modo, ir reduzindo os resíduos.

Muitos destes projetos exploram as capacidades mais populares da IA, como o Processamento Inteligente de Dados. Já muito menos exploradas são as aplicações de Computer Vision, mas que poderão vir a ser uma das grandes ferramentas ao serviço do planeta.

No caso da utilização de Computer Vision, os algoritmos permitem que as máquinas reconheçam objetos, detetem padrões, meçam distâncias e até compreendam as emoções humanas através da análise de expressões. Esta tecnologia tem uma vasta gama de aplicações, incluindo o reconhecimento facial, a condução autónoma, a vigilância de segurança, ou a medicina de diagnóstico, entre muitas outras, desempenhando um papel crucial na transformação digital de muitos setores.

Neste sentido, podemos destacar três exemplos da aplicação da tecnologia de Computer Vision que estão a ser utilizadas ao serviço da sustentabilidade:

  • Atualmente, já existem soluções de baixo custo e de fácil instalação, baseadas em Video Analytics e na IoT, que nos permitem monitorizar grandes extensões de terreno, 24 horas por dia, e detetar rapidamente incêndios, minimizando tempos de resposta ou possíveis impactos na natureza.
  • Outro exemplo é o facto de a Computer Vision estar a ajudar a cuidar da avifauna em parques eólicos, abrandando ou parando as turbinas eólicas para evitar o impacto com espécies protegidas. Neste caso, o sistema utiliza um radar 3D para detetar a presença de aves a alguns quilómetros de distância, identifica as espécies com câmaras especiais, calcula a trajetória de voo e, se as existir possibilidade de as aves colidirem com as turbinas, abranda-as ou interrompe-as em tempo real.
  • Por último, graças à utilização de sensores colocados em condutas, radares costeiros e barreiras térmicas, bem como de algoritmos avançados de Inteligência Artificial, é agora possível identificar e geolocalizar instantaneamente as fugas de combustível nas infraestruturas ou na superfície do mar, antes que se expandam e danifiquem irremediavelmente a terra e os nossos oceanos. Isto, não só, maximiza a fiabilidade das operações, como evita danos significativos nos recursos naturais e reduz as emissões de CO2 provenientes da vigilância até 75%.

Agricultura sustentável, deteção de incêndios, proteção da fauna e da flora, conservação dos oceanos… Todos estes temas são casos concretos e reais em que a tecnologia já está a ser aplicada e demonstram o potencial da IA como aliada do planeta. Está na altura de começarmos a tirar partido da maior ferramenta tecnológica disponível aos dias de hoje, para enfrentar o maior desafio que temos como sociedade – a sustentabilidade do nosso Planeta.

  • Nuno Ruivo
  • Digital Business Technologies & Artificial Intelligence da Minsait em Portuga

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A Inteligência Artificial enquanto aliada do nosso planeta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião