A revolução no mundo das Apps tem um nome: Aptoide

  • Álvaro Pinto
  • 30 Março 2017

A loja de aplicações que oferece uma experiência mais social tem agora uma nova imagem, resultado de um acentuado crescimento, espelhando a marca global em que se tornou.

Houve duas revoluções que nos últimos 20 anos mudaram a indústria: a Internet e o Mobile. As revoluções são assim: chegam de rompante, sem se fazer anunciar, e alteram as nossas rotinas e a forma como lidamos com a tecnologia.

Falando de revoluções, não podemos deixar de lado a mudança de paradigmas, as novas e diferentes experiências com que nos presenteiam. A Aptoide vai além do conceito de App Store, proporcionando ao utilizador uma variedade de opções e de experiências únicas dentro da plataforma. A vertente social é cada vez mais forte, com elementos que facilitam a descoberta de conteúdo e a interação entre utilizadores. E 2016 veio comprovar a importância desta vertente. Foi um ano incrível para a Aptoide, atingimos os 150 milhões de utilizadores, 3 mil milhões de downloads, 700 mil apps e 4 milhões de USD (3.724.530 euros) em receita.

De forma a acompanhar este crescimento e implementação no mercado, apostámos numa nova identidade que conseguisse transparecer a verdadeira essência da Aptoide que vai muito além do conceito de download. Ao desenvolvermos app stores para os nossos parceiros, entre eles empresas de telecomunicações, dando-lhes a possibilidade de personalizar a sua própria App Store com a sua marca, sentimos a necessidade de espelhar uma nova imagem gráfica. A nova imagem, oficialmente apresentada no Mobile World Congress (MWC), o maior evento de mobile do mundo, celebra assim este sucesso da Aptoide.

A importância de uma imagem que espelhe a marca global em que nos tornamos na plataforma digital Aptoide é crucial. A marca é uma constante enquanto o utilizador está a usar a plataforma, devendo ser representativa daquilo que nós fazemos, e mais: daquilo que nós somos. Reconhecemos a importância do branding na plataforma desde o início e quando começámos a desenvolver soluções B2B (white label) para os nossos parceiros, permitindo que eles criassem suas próprias lojas de aplicações, a necessidade de termos uma imagem mais global mostrou-se ainda mais emergente.

O sonho tornado realidade

Fundada em 2011, a Aptoide está atualmente disponível em versões para smartphones, televisões e tem atualmente em desenvolvimento uma app store para dispositivos de realidade virtual. O objetivo, desde o início, era ter uma plataforma que funcionasse como uma comunidade em que programadores (developers), OEM, integradores e empresas de telecomunicações criassem e gerissem a sua própria loja de aplicações.

Este era o sonho: oferecer apps de qualidade a um número crescente de utilizadores no mundo inteiro e reinventar a forma como as pessoas descobrem as apps. E fez-se realidade.

O que tem a Aptoide de diferente?

Se és utilizador…

A Aptoide é uma loja alternativa de aplicações Android que permite aos utilizadores criarem as suas próprias “lojas”, seleções de apps que podem ser carregadas pelo utilizador ou escolhidas entre uma vasta coleção de mais de 700 mil apps presentes na Aptoide. Estas lojas funcionam de forma semelhante às “playlists” do YouTube, e dinamizam a experiência de descoberta de conteúdo na plataforma.

Uma das razões pelas quais é tão popular na Ásia, América Latina e Médio oriente, é o facto de não requerer o registo pessoal aos utilizadores para que estes possam começar a usufruir da plataforma e oferecer ainda métodos de pagamento alternativos ao cartão de crédito, onde esta não é uma opção acessível à maioria. Atenta ao crescimento destes mercados, a Aptoide desenvolveu ainda uma versão “lite” da App Store, uma versão para dispositivos com pouca capacidade de armazenamento e que consome menos banda larga.

Se és developer

A Aptoide apoia os developers na distribuição e crescimento da sua base de utilizadores e ajuda-os a rentabilizar a sua aplicação. Ao contrário das tradicionais lojas de Apps, não é exigido aos developers qualquer custo para registo e distribuição da sua App para Android, podendo distribuí-la noutras plataformas, uma vez que a Aptoide não exige exclusividade.

Pelo facto de vir pré-instalada em várias marcas de dispositivos Android e ter métodos de pagamento alternativos adaptados a cada região, a Aptoide consegue trazer aos seus developers mais utilizadores e receita.

Se é parceiro…

No segmento B2B, a Aptoide oferece a possibilidade de terem uma App Store com a sua própria imagem de marca. A Aptoide fornece a plataforma e as aplicações, os parceiros gerem-nas. Esta solução fornece tecnologia feita à medida de cada parceiro com um back-office flexível e completo que permite ao nosso parceiro um elevado grau de autonomia na sua gestão.

Atualmente, a Aptoide tem mais de 60 parceiros empresariais a nível internacional e oferece Main App Stores para smartphones e tablets, Kids App Stores, para gadgets de crianças e TV App Stores para Televisões e SetTop Boxes, que usam o sistema operativo Android.

Visite a Aptoide

www.aptoide.com
www.facebook.com/aptoide
https://twitter.com/Aptoide
www.instagram.com/aptoideteam/
www.youtube.com/user/Aptoide
http://blog.aptoide.com/
www.aptoide.com/page/ambassadors

* Álvaro Pinto é cofundador da Aptoide.

  • Álvaro Pinto

O jornalismo continua por aqui. Contribua

Sem informação não há economia. É o acesso às notícias que permite a decisão informada dos agentes económicos, das empresas, das famílias, dos particulares. E isso só pode ser garantido com uma comunicação social independente e que escrutina as decisões dos poderes. De todos os poderes, o político, o económico, o social, o Governo, a administração pública, os reguladores, as empresas, e os poderes que se escondem e têm também muita influência no que se decide.

O país vai entrar outra vez num confinamento geral que pode significar menos informação, mais opacidade, menos transparência, tudo debaixo do argumento do estado de emergência e da pandemia. Mas ao mesmo tempo é o momento em que os decisores precisam de fazer escolhas num quadro de incerteza.

Aqui, no ECO, vamos continuar 'desconfinados'. Com todos os cuidados, claro, mas a cumprir a nossa função, e missão. A informar os empresários e gestores, os micro-empresários, os gerentes e trabalhadores independentes, os trabalhadores do setor privado e os funcionários públicos, os estudantes e empreendedores. A informar todos os que são nossos leitores e os que ainda não são. Mas vão ser.

Em breve, o ECO vai avançar com uma campanha de subscrições Premium, para aceder a todas as notícias, opinião, entrevistas, reportagens, especiais e as newsletters disponíveis apenas para assinantes. Queremos contar consigo como assinante, é também um apoio ao jornalismo económico independente.

Queremos viver do investimento dos nossos leitores, não de subsídios do Estado. Enquanto não tem a possibilidade de assinar o ECO, faça a sua contribuição.

De que forma pode contribuir? Na homepage do ECO, em desktop, tem um botão de acesso à página de contribuições no canto superior direito. Se aceder ao site em mobile, abra a 'bolacha' e tem acesso imediato ao botão 'Contribua'. Ou no fim de cada notícia tem uma caixa com os passos a seguir. Contribuições de 5€, 10€, 20€ ou 50€ ou um valor à sua escolha a partir de 100 euros. É seguro, é simples e é rápido. A sua contribuição é bem-vinda.

Obrigado,

António Costa
Publisher do ECO

5€
10€
20€
50€

Comentários ({{ total }})

A revolução no mundo das Apps tem um nome: Aptoide

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião