A revolução no mundo das Apps tem um nome: Aptoide

  • Álvaro Pinto
  • 30 Março 2017

A loja de aplicações que oferece uma experiência mais social tem agora uma nova imagem, resultado de um acentuado crescimento, espelhando a marca global em que se tornou.

Houve duas revoluções que nos últimos 20 anos mudaram a indústria: a Internet e o Mobile. As revoluções são assim: chegam de rompante, sem se fazer anunciar, e alteram as nossas rotinas e a forma como lidamos com a tecnologia.

Falando de revoluções, não podemos deixar de lado a mudança de paradigmas, as novas e diferentes experiências com que nos presenteiam. A Aptoide vai além do conceito de App Store, proporcionando ao utilizador uma variedade de opções e de experiências únicas dentro da plataforma. A vertente social é cada vez mais forte, com elementos que facilitam a descoberta de conteúdo e a interação entre utilizadores. E 2016 veio comprovar a importância desta vertente. Foi um ano incrível para a Aptoide, atingimos os 150 milhões de utilizadores, 3 mil milhões de downloads, 700 mil apps e 4 milhões de USD (3.724.530 euros) em receita.

De forma a acompanhar este crescimento e implementação no mercado, apostámos numa nova identidade que conseguisse transparecer a verdadeira essência da Aptoide que vai muito além do conceito de download. Ao desenvolvermos app stores para os nossos parceiros, entre eles empresas de telecomunicações, dando-lhes a possibilidade de personalizar a sua própria App Store com a sua marca, sentimos a necessidade de espelhar uma nova imagem gráfica. A nova imagem, oficialmente apresentada no Mobile World Congress (MWC), o maior evento de mobile do mundo, celebra assim este sucesso da Aptoide.

A importância de uma imagem que espelhe a marca global em que nos tornamos na plataforma digital Aptoide é crucial. A marca é uma constante enquanto o utilizador está a usar a plataforma, devendo ser representativa daquilo que nós fazemos, e mais: daquilo que nós somos. Reconhecemos a importância do branding na plataforma desde o início e quando começámos a desenvolver soluções B2B (white label) para os nossos parceiros, permitindo que eles criassem suas próprias lojas de aplicações, a necessidade de termos uma imagem mais global mostrou-se ainda mais emergente.

O sonho tornado realidade

Fundada em 2011, a Aptoide está atualmente disponível em versões para smartphones, televisões e tem atualmente em desenvolvimento uma app store para dispositivos de realidade virtual. O objetivo, desde o início, era ter uma plataforma que funcionasse como uma comunidade em que programadores (developers), OEM, integradores e empresas de telecomunicações criassem e gerissem a sua própria loja de aplicações.

Este era o sonho: oferecer apps de qualidade a um número crescente de utilizadores no mundo inteiro e reinventar a forma como as pessoas descobrem as apps. E fez-se realidade.

O que tem a Aptoide de diferente?

Se és utilizador…

A Aptoide é uma loja alternativa de aplicações Android que permite aos utilizadores criarem as suas próprias “lojas”, seleções de apps que podem ser carregadas pelo utilizador ou escolhidas entre uma vasta coleção de mais de 700 mil apps presentes na Aptoide. Estas lojas funcionam de forma semelhante às “playlists” do YouTube, e dinamizam a experiência de descoberta de conteúdo na plataforma.

Uma das razões pelas quais é tão popular na Ásia, América Latina e Médio oriente, é o facto de não requerer o registo pessoal aos utilizadores para que estes possam começar a usufruir da plataforma e oferecer ainda métodos de pagamento alternativos ao cartão de crédito, onde esta não é uma opção acessível à maioria. Atenta ao crescimento destes mercados, a Aptoide desenvolveu ainda uma versão “lite” da App Store, uma versão para dispositivos com pouca capacidade de armazenamento e que consome menos banda larga.

Se és developer

A Aptoide apoia os developers na distribuição e crescimento da sua base de utilizadores e ajuda-os a rentabilizar a sua aplicação. Ao contrário das tradicionais lojas de Apps, não é exigido aos developers qualquer custo para registo e distribuição da sua App para Android, podendo distribuí-la noutras plataformas, uma vez que a Aptoide não exige exclusividade.

Pelo facto de vir pré-instalada em várias marcas de dispositivos Android e ter métodos de pagamento alternativos adaptados a cada região, a Aptoide consegue trazer aos seus developers mais utilizadores e receita.

Se é parceiro…

No segmento B2B, a Aptoide oferece a possibilidade de terem uma App Store com a sua própria imagem de marca. A Aptoide fornece a plataforma e as aplicações, os parceiros gerem-nas. Esta solução fornece tecnologia feita à medida de cada parceiro com um back-office flexível e completo que permite ao nosso parceiro um elevado grau de autonomia na sua gestão.

Atualmente, a Aptoide tem mais de 60 parceiros empresariais a nível internacional e oferece Main App Stores para smartphones e tablets, Kids App Stores, para gadgets de crianças e TV App Stores para Televisões e SetTop Boxes, que usam o sistema operativo Android.

Visite a Aptoide

www.aptoide.com
www.facebook.com/aptoide
https://twitter.com/Aptoide
www.instagram.com/aptoideteam/
www.youtube.com/user/Aptoide
http://blog.aptoide.com/
www.aptoide.com/page/ambassadors

* Álvaro Pinto é cofundador da Aptoide.

  • Álvaro Pinto

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

A revolução no mundo das Apps tem um nome: Aptoide

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião