Desperdício e Oportunidade: como capitalizar a partir dos plásticospremium

  • Hilde Jenssen
  • 29 Junho 2022

Mais de 300 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos, metade das quais são utilizadas para produzir artigos de utilização única como sacos de compras, copos e palhinhas.

Todos os anos, cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos acabam nos nossos oceanos – estes constituem 80% de todo o lixo marinho, desde águas superficiais a sedimentos de águas profundas. A produção de plástico explodiu: passámos de aproximadamente 1,5 milhões de toneladas em 1950 para atingir 368 milhões de toneladas métricas a nível mundial em 2019. Esta poluição não é apenas uma catástrofe ambiental; representa também um grande fracasso económico. Mais de 300 milhões de toneladas são produzidas todos os anos, metade das quais são utilizadas para produzir artigos de utilização única como sacos de compras, copos e palhinhas. Cerca de 95% do valor agregado da embalagem de plástico (80 - 120 mil milhões de dólares por ano) é perdido para a economia após um curto ciclo de utilização

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Hilde Jenssen
  • Diretora de Fundamental Equities no Nordea Asset Management

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.