É tempo de mudar a nossa relação com a natureza

  • Catarina Grilo
  • 5 Junho 2020

Tudo no nosso planeta está interligado. Para ajudar a evitar a próxima pandemia, temos de mudar o nosso relacionamento com a natureza hoje.

O Dia Mundial do Ambiente, que se assinala hoje com o tema “Tempo para a Natureza”, fica marcado este ano pela pandemia de COVID-19. Tem sido amplamente noticiado que a provável origem da pandemia está associada à destruição de florestas e à captura e comércio de animais selvagens, suspeitando-se que este coronavírus tenha tido origem numa espécie de morcego, e que tenha sido transmitida a pangolins antes de chegar a nós.

A destruição de habitats aproxima os humanos da vida selvagem e de microorganismos desconhecidos, dando oportunidade a que estes encontrem novos hospedeiros: todos nós. Sem imunidade, não conseguimos evitar eficazmente a sua propagação, resultando na devastação da economia mundial, no empobrecimento coletivo, e no agravamento das desigualdades.

A pandemia da COVID-19 veio assim tornar evidente a ligação entre a destruição da natureza e a saúde e bem-estar de todos nós. Tornou claro também que a natureza é o nosso sistema de suporte de vida. Ecossistemas saudáveis protegem-nos destas doenças, mas também nos fornecem uma enorme variedade de benefícios, como a água que bebemos, o ar que respiramos, solos férteis e um clima estável. Também nos fornecem alimentos, medicamentos e materiais diversos, sendo essenciais para a nossa economia e bem-estar.

É tempo para a Natureza. A melhor maneira de nos protegermos coletivamente, o nosso melhor “seguro de vida”, é proteger a natureza. Criar um mundo com mais proteção da natureza, e que seja neutro em carbono, pode parecer demasiado ambicioso. Mas é essencial para assegurar a saúde humana e prosperidade no longo prazo e para reduzir a probabilidade de futuras pandemias. Em Portugal, onde somos detentores de uma biodiversidade terrestre e marinha maior do que em muitos outros países europeus, a responsabilidade de proteger o que ainda não foi perdido é também maior.

Temos que reequilibrar a nossa relação com a natureza para assegurar um futuro sustentável para as pessoas e o planeta. Os líderes mundiais devem estar à altura do desafio e reconhecer as relações estreitas entre pessoas, natureza e clima, e agir para reduzir riscos associados com a natureza. E todos nós desempenhamos um papel fundamental em exigir-lhes isso mesmo. Os governos, as empresas, e as organizações devem continuar os preparativos para assegurar vários acordos ambientais globais em 2021. Estas decisões são uma oportunidade única para conseguirmos um Novo Acordo para a Natureza e Pessoas para a próxima década que inverta a perda de biodiversidade e assegure que a natureza está a recuperar dentro de uma década. Portugal tem várias oportunidades fundamentais para deixar uma marca positiva na natureza nos próximos tempos: ao alinhar o Programa de Recuperação Económica e Social 2020-2030, que está em preparação, com o Pacto Ecológico Europeu, de forma a termos uma recuperação económica justa e sustentável; e procurando chegar a um acordo global ambicioso para a natureza durante a presidência do Conselho Europeu.

Este é o tempo para nos dedicarmos a nós, dedicando-nos à natureza. Temos muito mais a ganhar ao trabalhar com a natureza do que contra ela. Um planeta saudável garante pessoas saudáveis.

  • Catarina Grilo
  • Diretora de Conservação e Politicas da ANP|WWF

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É tempo de mudar a nossa relação com a natureza

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião