Epistemologias do Sulpremium

Lula da Silva continuou na China a sua campanha contra o império do dólar no comércio internacional e em favor da criação de um meio de pagamento alternativo comum ao Sul Global. A proposta é tonta.

Não, o título não se refere à situação de Boaventura Sousa Santos, se bem que ele seja um destacado cultor e propagandista do relativismo cognitivo, o tema que hoje me preocupa. Lula da Silva continuou na China a sua campanha contra o império do dólar no comércio internacional e em favor da criação de um meio de pagamento alternativo comum ao Sul Global. Livre desse nó górdio americano, segundo ele, o Sul poderia encontrar os seus caminhos de futuro, diversos e plurais. A proposta é tonta. Essa moeda alternativa já aí está: chama-se renminbi. Só falta o Sul Global juntar as palavras aos atos e preferi-la ao greenback. Por detrás de toda esta retórica, na lógica de “o inimigo do nosso inimigo nosso amigo é”, o que Lula da Silva faz, na verdade, é prestar vassalagem a um novo senhor. 04/10:

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.