Escritórios partilhados: a chave para promover o networking e estimular a criatividade e a colaboração

  • Rita Velez Grilo
  • 26 Julho 2023

Horários e espaços de trabalho deixaram de ser adaptadas às empresas para passarem a ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada colaborador.

Vivemos numa era onde, em muitas profissões, o trabalho pode ser realizado a partir de qualquer parte do mundo. A pandemia, como tão bem sabemos, além de ter vindo despertar consciências nesse sentido, veio revolucionar o ambiente laboral como nunca antes vimos. Cada vez mais as regras de horários e espaços de trabalho deixaram de ser adaptadas às empresas para passarem a ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada colaborador. E com o sistema híbrido a ganhar terreno nos últimos anos, a utilização de espaços com escritórios partilhados tornou-se numa opção muito vantajosa para várias empresas.

Este tipo de escritórios, ligeiramente diferentes dos ditos “escritórios tradicionais”, embora se apresentem com uma estrutura semelhante, ao disponibilizarem internet, salas de reuniões equipadas, zonas de refeição e lazer, acabam por oferecer às empresas uma alternativa dinâmica e mais flexível de trabalhar, que permitem, de uma forma mais abrangente, ser um lugar de reencontros e conexão nos dias “de ir ao escritório”.

Mas afinal, quais são as verdadeiras vantagens de trabalhar num espaço partilhado? Tome nota destas palavras: networking, colaboração, conforto e flexibilidade.

Promoção de networking e colaboração

Os escritórios partilhados, ao serem alugados por diferentes empresas, pertencentes a diferentes setores, tornam possível a criação de um ambiente mais confortável e convidativo para conhecer diferentes pessoas, profissionais e empreendedores, bem como promover a troca de ideias, conhecimentos e experiências. E, quem sabe, até mesmo fechar parcerias. Além disso, porque não manter os seus parceiros por perto sem que estes percam a sua privacidade e individualidade?

Ambiente de trabalho estimulante

Além da atmosfera dinâmica e energizante, contrariamente aos escritórios tradicionais, onde as pessoas estão limitadas a interações com os colegas de trabalho imediatos, os espaços de trabalho partilhados incentivam a interação social e a troca de experiências, também através de eventos e momentos específicos para a partilha de conhecimentos. O ambiente diversificado e animado é propício à criatividade e inovação, inspirando os profissionais a alcançar o seu máximo potencial. Além disso, a disponibilidade mental que se ganha por se não ter de lidar com os problemas que surgem invariavelmente com um espaço próprio, permitem aos colaboradores concentrarem-se a 100% no seu trabalho e, até, poupar um posto de trabalho que habitualmente é dedicado à gestão do escritório.

Flexibilidade contratual e custos reduzidos

Os escritórios partilhados são conhecidos não só por oferecerem serviços personalizados e adaptados às necessidades de cada um dos seus clientes, como também por disponibilizarem contratos mensais ou anuais, com depósitos flexíveis, o que facilita bastante todas as questões burocráticas envolvidas no aluguer de um espaço, assim como acelera o processo de entrada e saída do mesmo. Sendo este um espaço facilmente adaptado, aumentar ou reduzir a equipa é também bastante simples e, por norma, acompanhado de um aumento ou redução do custo de aluguer.

Oferta de um serviço completo de escritório

Apesar da facilidade contratual, nos escritórios partilhados, por norma, também já é disponibilizado o mobiliário essencial para o bom funcionamento de uma empresa (mesas, cadeiras e arrumação) e, em alguns, monitores para os computadores. Além disso, mais do que ser um serviço “chave na mão”, que é cada vez mais valorizado pelo departamento de logística das empresas, ainda abre portas à possibilidade de personalização das salas de cada empresa para que estas reflitam a sua imagem e valores através de branding e decoração.

Por experiência, a mais-valia de um atendimento personalizado é bastante valorizado pelos clientes. A colaboração constante, a atmosfera estimulante, a flexibilidade e os custos reduzidos são apenas algumas das vantagens de trabalhar num espaço partilhado. Para aqueles que procuram um ambiente de trabalho dinâmico, enriquecedor, repleto de oportunidades de networking e, ainda, que proporciona paz de espírito por não existir a necessidade de resolver as problemáticas inerentes a um espaço próprio, o escritório partilhado é a opção que vale a pena considerar.

  • Rita Velez Grilo
  • Operations Manager da Unicorn Workspaces em Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Escritórios partilhados: a chave para promover o networking e estimular a criatividade e a colaboração

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião