O futuro das profissões liberais e a formação: um olhar para o amanhã

  • Marlene Roque
  • 14:00

Futuro das profissões liberais será marcado pela necessidade de formação contínua, pela valorização de habilidades digitais e soft skills, e pela busca por soluções interdisciplinares.

As profissões liberais estão em constante evolução, impulsionadas pelas transformações tecnológicas, as mudanças sociais e as novas demandas do mercado, que cada vez mais competitivo, exige que os profissionais se diferenciem.

Independentemente da área, o profissional liberal deve estar sempre atento às normativas e exigências do seu campo profissional para garantir a qualidade e a segurança dos serviços prestados. As ordens e as associações profissionais existem para assegurar que os serviços prestados sejam de elevada qualidade e atendam aos padrões éticos e deontológicos da profissão.

Assim se verifica que a formação de um profissional liberal, seja ele um advogado, médico, arquiteto ou qualquer outro especialista, é um processo contínuo e fundamental para o sucesso da carreira. Os profissionais liberais precisam ser proativos na busca por conhecimento e atualização.

As principais tendências que moldarão a formação deverão direcionar-se para a formação contínua e personalizada (de cariz obrigatória em várias profissões reguladas pela Diretiva (UE) 2018/958), pois a obsolescência acelerada do conhecimento exige atualização permanentemente, obtida com formação contínua, flexível e personalizada, com foco em microcredenciais e cursos online.

Seguirão igualmente como tendência as “habilidades digitais”. A inteligência artificial e a digitalização estão a transformar todos os setores, e os profissionais liberais precisarão dominar as ferramentas como automação de processos de inteligência artificial para se tornarem mais eficientes e competitivos. Além das habilidades técnicas, as soft skills como a comunicação, trabalho em equipa, a resolução de problemas e o pensamento crítico, deverão ser cada vez mais valorizadas, e fundamentalmente (como súmula dos tempos), a capacidade de lidar com a complexidade e a incerteza.

A inteligência artificial (IA) está a revolucionar a maneira como trabalhamos e aprendemos e a formação profissional não é exceção. Os profissionais devem encarar a IA como uma ferramenta poderosa que, quando utilizada de forma estratégica, pode impulsionar significativamente a evolução dos profissionais em diversas áreas, bem como plataformas de e-learning com IA podem identificar as dificuldades e os pontos fortes de cada indivíduo, oferecendo recursos e atividades específicas para otimizar a aprendizagem.

O futuro das profissões liberais – e não só – será marcado pela necessidade de formação contínua, pela valorização de habilidades digitais e soft skills, e pela busca por soluções interdisciplinares e colaborativas.

As instituições de ensino superior e as ordens profissionais precisarão adaptar-se a estas mudanças para oferecer programas de formação que preparem os profissionais para os desafios do futuro.

  • Marlene Roque
  • Vogal do Conselho Diretivo da Ordem dos Arquitetos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O futuro das profissões liberais e a formação: um olhar para o amanhã

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião