O que eu vi na Semana del Seguro 2023 em Madrid
José Miguel Costa, responsável pelo Bancassurance do EuroBic, apontou as tendências que viu em Madrid na 30ª edição da Semana del Seguro, a grande feira profissional do setor, organizada pelo INESE.
Com o lema “El seguro eres tu” realizou-se, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, a 30ª edição da “Semana del Seguro”, em Madrid. O evento, numa organização INESE, reuniu, durante três dias, os principais agentes do ecossistema de seguros espanhol.
Fóruns, jornadas, debates profissionais, espaços radiofónicos, destaque dos melhores profissionais do setor, tudo acontece nestes 3 dias onde o seguro é rei!
Temas tão diferentes e tão atuais como a importância da liderança humanista e ética em tempo de mudança vertiginosa, a reinvenção total da empresa num cenário de mudança, a redefinição que a inteligência artificial (IA) está a impactar no futuro do setor, as tendências atuais e futuras da inteligência artificial nos sinistros automóveis, a integração de politicas ESG e o risco climático na cadeia de valor das seguradoras, os eventos meteorológicos e climáticos com a procura de redução de risco e adaptação às atuais mudanças, os desafios e as tendências da cibersegurança no setor segurador, bem como a realidade atual do metaverso, foram alguns dos muitos e interessantes temas debatidos num calendário sempre bem preenchido pelas seguradoras, corretores e entidades relacionadas com o ecossistema segurador.
Como vem sendo usual, a semana do seguro inicia-se com o fórum de alta direção onde foram abordados os impactos que a guerra, a inflação e a crise energética estão a provocar no mundo.
Uma abordagem à nova normalidade de “policrises” e os impactos da crise sanitária, crise de segurança, crise de preços, crise energética e crise climática.
As previsões de crescimento da economia mundial, das economias avançadas e das economias emergentes.
Os desafios dos 6 D`s relacionados com a Desglobalização, Digitalização, Democracia, Descarbonização, Desigualdade e Demografia.
No segundo dia, e a par de todo o programa de 22 conferências, realizou-se o ponto de encontro Lloyd’s onde as treze agências de subscrição ibéricas presentes apresentaram um alargado número de produtos e onde, à semelhança do original mercado de Londres, os visitantes poderiam ter contacto com ofertas tão variadas como seguros de Coleções de Arte, Joias, D&O, Ciber, Seguros de Contingências, de R.C. Médica, Instrumentos Musicais e Perda de Licença para pilotos no ramo da aviação.
O terceiro dia é sempre dedicado à participação das seguradoras, onde nos seus stands é disponibilizada informação de produtos e momentos de networking com corretores e outros agentes relacionados com a indústria. Reúne também a AMAEF, a Associação de 31 entidades de mediação de bancos, entre as quais estão representadas as empresas de mediação de seguros ligadas a Bancos, Caixas Económicas Rurais e Instituições Financeiras de Crédito.
No decurso dos 3 dias, os visitantes têm acesso aos espaços de negócio onde estão presentes muitas das empresas que oferecem serviços para seguradoras e corretores.
Foi possível encontrar nestes espaços ofertas de software, soluções de tarificadores, serviços médicos tecnológicos, soluções de Cloud, soluções de preços “inteligentes” com aplicação de algoritmos na modulação dos prémios de seguro e soluções de inteligência artificial adaptadas ao setor segurador.
Também as Insurtech e Fintech têm o seu espaço e a possibilidade de mostrar os seus produtos de transformação digital tendentes a uma maior eficiência operativa e a uma contratação 100% online. Este ano, o espaço Insurtech e Fintech tiveram a presença de 8 empresas.
Como culminar destes três dias, tivemos os Prémios Gema (Gestão Empresarial da Mediação de Seguros) que realizou este ano a sua XX Edição e reconheceu os melhores projetos promovidos por mediadores de seguros com base numa melhoria empresarial, uma melhor adaptação à evolução do mercado e da sociedade e ao fortalecimento da imagem do setor segurador. É um prémio de mediadores para mediadores, em que estão representadas todas as companhias de seguros.
Nós por lá!
Tratando-se de uma excelente montra da indústria seguradora e com uma tão grande proximidade com o nosso País, seria expectável que a presença de companhias de seguro, agentes e corretores nacionais se fizesse notar.
Verdade que, em dez anos de participação no evento, este foi o ano em que mais entidades nacionais encontrei no certame, com destaque para a conferência da Future Health, do stand da MetLife, da Inetum, da MPM e, no espaço Lloyd’s, das agências de subscrição nacionais Hispania e Innovarisk.
A experiência obtida pela participação num evento deste género dá uma noção clara aos profissionais de seguros que “o seguro somos nós” e permite durante o período do evento absorver todas as novidades e tendências da indústria seguradora.
Para o ano haverá mais! Fiquem atentos às datas para reservar nas vossas agendas. Mas, antes, temos o 2º Fórum Nacional de Seguros em 4 e 5 de julho na Alfândega do Porto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O que eu vi na Semana del Seguro 2023 em Madrid
{{ noCommentsLabel }}