Três keypoints para a construção de uma carreira executiva de sucesso

  • José Peixoto
  • 25 Maio 2023

Qualidade, confiança e consistência. Carreira alicerçada nestes princípios será, com toda a certeza, uma carreira com mais significado, com mais oportunidades, com mais impacto e com mais propósito.

O que é uma carreira de sucesso? Quais os fatores essenciais para um executivo/a alcançar a realização e reconhecimento profissional? Como posso alavancar a minha carreira, assumir desafios com mais responsabilidades e projeção? Estou a “dar os passos certos”, estou presente nos fóruns mais apropriados?

Estas são algumas das perguntas que vou ouvindo regularmente de clientes, candidatos/as, colegas, família e amigos/as. Lamentavelmente, não há uma fórmula, um método ou um plano que possa ser aplicado por todos, que garanta resultados imediatos, independentemente do contexto. Ainda assim, existem três elementos comuns a grande parte dos percursos mais bem-sucedidos.

Na minha opinião, aquilo que pode distinguir os executivos, num contexto cada vez mais dinâmico e complexo, tem que ver com estes três vetores: Qualidade, Confiança e Consistência.

Qualidade. Numa estratégia a longo prazo, principalmente em funções de maior responsabilidade, a qualidade será sempre um aspeto decisivo para o sucesso. Entendo qualidade como a capacidade de apresentar outputs de excelência, que acrescentem valor à empresa, organização, comunidade ou contexto. A qualidade não se limita apenas aos resultados finais, mas também ao processo utilizado para chegar a esses resultados. Profissionais bem sucedidos serão aqueles que têm um olhar crítico sobre si mesmos e sobre o trabalho (e qualidade do mesmo) que apresentam e que, continuamente, procurem por novas e diferentes formas de melhorar e agilizar o seu trabalho. A qualidade das decisões e outputs, o impacto dos projetos e a forma como o executivo a coloca em primeiro lugar nas suas ações e interações, será, sem dúvida, uma mais-valia e um fator distintivo.

Confiança. A capacidade de gerar e transmitir confiança, sustentando a sua atuação profissional –- e, claro, pessoal -– em valores e princípios que sejam consistentes (e coerentes) com as suas ações e comportamentos, é um fator chave para uma carreira bem sucedida. Aspetos como a autenticidade, transparência e integridade, podem (e devem!) fazer parte da estratégia de criação da identidade profissional de um executivo. A confiança também é uma componente importante no perfil de liderança de um executivo. Profissionais que lideram com confiança são aqueles que estão dispostos a tomar decisões difíceis, mesmo que isso signifique desafiar as normas e padrões estabelecidos. São líderes que inspiram confiança nos seus colaboradores, porque os lideram com princípios sólidos e valores éticos, facilmente comprovados no dia-a-dia.

Consistência. A consistência em assumir e manter compromissos, cumprir prazos, honrar acordos (escritos e verbais) e demonstrar ética e integridade são fundamentais para manter a confiança de todos os stakeholders –- internos e externos. Os profissionais que são capazes de manter os seus valores e princípios, permanecendo focados nos seus objetivos, mesmo em momentos de maior adversidade, são aqueles que conseguem superar os momentos de maior complexidade e exigência e alcançar o sucesso.

De facto, o sucesso pode ser um conceito subjetivo e difícil de definir e pode variar consoante o contexto –- cultural e económico – intervenientes e condicionantes – pessoais e profissionais. Contudo, a construção de uma carreira alicerçada nos três aspetos anteriores, será, com toda a certeza, uma carreira com mais significado, com mais oportunidades, com mais impacto e com mais propósito. Tanto de um ponto de vista pessoal, como profissional.

  • José Peixoto
  • Principal da Page Executive

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Três keypoints para a construção de uma carreira executiva de sucesso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião