Upskill: A resposta à falta de perfis tecnológicos

  • Vicente Huertas
  • 28 Novembro 2022

Bruxelas tenciona aumentar o número de especialistas TIC na UE para cerca de 20 milhões até 2030. Contínua escassez de mão de obra especializada em tecnologia pode vir a atrasar progresso.

Estamos a experienciar um dos processos mais rápidos de transformação digital, intitulado de 4.ª Revolução industrial, no qual a digitalização e a tecnologia estão a ser os principais impulsionadores de crescimento e progresso desta década. A transformação digital tem originado diversas mudanças em vários aspetos, nomeadamente nos modelos de negócio, na economia, mundo do trabalho e nas relações sociais como um todo, fazendo surgir temas mais atuais e cada vez mais imprescindíveis ao nosso quotidiano.

A transformação digital das nossas economias e sociedades vai continuar a ter um papel fundamental no melhoramento das economias de Portugal e da União Europeia, e é com foco na digitalização que a Comissão Europeia tem alocado grande parte dos fundos ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Para poder aproveitar todo o potencial da revolução digital, necessitamos de todo o talento que se encontra à nossa disposição. Só na Minsait, incorporamos cerca de 16.000 profissionais por ano, altamente especializados em tecnologias inovadoras. No entanto, em Portugal e na Europa continuamos a sofrer de uma falta de perfis tecnológicos que poderiam abrandar o crescimento esperado.

Como resposta a este desafio, o PRR vai permitir a alocação de fundos para o apoio da transição digital com investimento na formação, digitalização da educação e negócios, assim como para a digitalização do setor público, através de iniciativas como a “Academia Digital”. Este tipo de iniciativas irá oferecer formação especializada aos portugueses para aumentar o número de profissionais com skills digitais, aumentando assim a competitividade das empresas.

A Comissão Europeia tenciona aumentar o número de especialistas TIC na União Europeia para cerca de 20 milhões até 2030. Este desafio requer um nível de colaboração entre ecossistemas inovadores, constituídos por universidades, centros de formação, empresas de tecnologia e outras instituições de ensino. No entanto, a contínua escassez de mão de obra especializada em tecnologia pode vir a atrasar o progresso e ficar aquém das expectativas, no entanto, é através de programas como o Upskill que nos aproximamos deste tipo de objetivos.

O programa Upskill surge como resposta à necessidade de mão de obra no setor da tecnologia, no qual são apresentadas soluções para a falta deste tipo de perfis, envolvendo duas linhas de ação: formação e reskilling. É necessário que as empresas tecnológicas comecem a incorporar novos talentos e perfis digitais no mercado de trabalho, e que comecem a dar competências técnicas em áreas de elevada procura a pessoas desempregadas, garantindo a sua empregabilidade.

Este tipo de iniciativas garante benefícios para ambas as partes, tanto empresas como pessoas. Através do Upskill tem sido possível dar oportunidades de trabalho a profissionais, que tinham desenvolvido as suas carreiras em outras áreas e para os perfis mais jovens, o programa tem representado uma segunda oportunidade em novas áreas.

A nossa experiência com Upskill desde a nossa adesão em plena pandemia tem sido memorável. Nas primeiras edições, a Minsait incorporou cerca de 80 perfis no grupo, constituindo cerca de 10% da nossa mão de obra no país. A Minsait procura sobretudo profissionais com qualificações específicas nos mais recentes avanços tecnológicos, como data scientists e analistas, técnicos de cloud systems management ou especialistas em Inteligência Artificial.

Programas de capacitação são necessários para garantir que a revolução digital se torne uma oportunidade para todos. Não só permitem criar perfis especializados e altamente versáteis, ideais para empresas com projetos e skills em campos muito diversos, como também permite dar oportunidades de trabalho a profissionais qualificados, que tinham desenvolvido as suas carreiras noutras áreas. Será através deste tipo de programas que se gerará uma fonte de recrutamento que ajudará a incorporar e a transformar todo o talento necessário na área da tecnologia.

  • Vicente Huertas
  • CEO da Minsait em Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Upskill: A resposta à falta de perfis tecnológicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião