Programa UPskill reforça aposta na requalificação com criação de plataforma de gestão de RH

As empresas vão poder registar as suas necessidades de talento de forma contínua na plataforma SAPU, criada especificamente para o programa.

Está lançada aquela que já é a terceira edição do Programa UPskill Digital Skills & Jobs. Até 7 de novembro serão recolhidas as necessidades das empresas em termos de talento, seguindo-se, em meados do mês, o arranque das candidaturas dos formandos. Nesta edição as empresas vão poder registar as suas necessidades de talento de forma contínua numa plataforma (SAPU) criada para o efeito.

“O SAPU permitirá facultar dados que permitem fazer um diagnóstico das necessidades das empresas, das tecnologias e das regiões com maior procura; comparar essas necessidades de talento com a capacidade formativa instalada nas diferentes regiões; efetuar uma caracterização da população desempregada ou em situação de subemprego que se manifesta interessada em participar; e analisar as ofertas de emprego que se concretizam depois de concluída a formação, o que permite realizar análises posteriores de empregabilidade na área das tecnologias digitais”, detalha o UPskill em comunicado.

Desenvolver esta plataforma — o Sistema de Apoio ao Programa UPskill (SAPU), cofinanciada pelo Programa Operacional de Assistência Técnica (POAT)– tornou-se imperativo devido à complexidade de todo o processo e a experiência das duas anteriores edições do Programa. Será através dela que as empresas vão registar, sempre que o quiserem, as suas necessidades de talento, em número, tecnologia e região; e que os candidatos formalizam a respetiva candidatura, podendo acompanhar a evolução da sua jornada no programa, mesmo quando passarem a formandos.

“O UPskill representou uma viragem muito positiva no modelo de investimento na qualificação de pessoas. Tem demonstrado que a formação ao longo da vida é um investimento verdadeiramente com impacto. E que Estado, empresas e academia podem atuar em conjunto para criar valor acrescentado para o país. Hoje, é uma aposta verdadeiramente ganha. Conseguiu, de facto, o aumento líquido do emprego qualificado e resolver o problema da procura das empresas”, acrescentou o secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

Sendo na sua essência uma iniciativa de requalificação de talento, o Programa UPskill diferencia-se de outras iniciativas destinadas a reforçar as competências digitais pelo facto de assentar num diagnóstico concreto realizado pelas empresas interessadas das suas necessidades de recursos humanos para reforçar equipa, assim como no seu envolvimento ao longo de todo o processo. Assim, não só participam ativamente na fase de formação em Academia, como assumem o compromisso de, no final, recrutarem pelo menos 80% dos recursos solicitados, com um vencimento mensal mínimo de 1.200 euros (subsídio de alimentação incluído), para além de suportarem os custos da formação em contexto de trabalho.

O Programa UPskill é uma iniciativa que resultou de uma parceria entre as empresas, através da APDC, o IEFP e as Instituições de Ensino Superior, contando com o apoio do Governo e inserindo-se no “Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal”.

Na primeira edição, que se iniciou em 2020, candidataram-se mais de 5.300 pessoas, tendo-se selecionado 430 formandos para 25 ações de formação em sete localidades, em seis instituições de ensino superior. Foram contratados mais de 80% dos formandos que concluíram com sucesso.

Já na segunda edição, lançada em outubro de 2021, que decorreu por ciclos, foram selecionados 300 formandos para 20 turmas no primeiro ciclo e 580 formandos para 29 ações de formação, que se iniciaram em janeiro deste ano em 13 localidades do país e 11 instituições de ensino superior, envolvendo mais de 60 empresas. Este segundo ciclo termina em fevereiro de 2023, prevendo-se que as metas de contratação sejam também alcançadas.

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