Dívida pública sobe, mas almofada de liquidez também

  • Margarida Peixoto
  • 3 Outubro 2016

Dívida pública engorda, mas almofada de liquidez também. Tesouro já gere 243,3 mil milhões de euros de dívida.

Mais dívida pública, mas maior almofada de liquidez. A dívida pública voltou a subir em agosto, atingindo os 243,3 mil milhões de euros, revelou esta segunda-feira o Banco de Portugal. O valor, medido na ótica de Maastricht — que considera a dívida bruta — representa um aumento de 2,5 mil milhões de euros quando comparado com julho. Contudo, o valor dos depósitos do Tesouro também subiu, engordando assim a almofada de liquidez do país.

Conforme explica o banco central, liderado por Carlos Costa, os ativos em depósitos aumentaram 3,2 mil milhões de euros. Feitas as contas, a dívida pública líquida destes ativos diminuiu 700 milhões e euros, fixando-se em 223,6 mil milhões de euros.

Fonte: Banco de Portugal
Fonte: Banco de Portugal

O Banco de Portugal recorda que ao longo do mês de agosto foram emitidos Bilhetes do Tesouro, no valor de 1,6 mil milhões de euros, e realizou-se a segunda emissão de Obrigações do Tesouro, no valor de 1,2 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública sobe, mas almofada de liquidez também

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião